… com a Microsoft retirando o Windows 11 SE de circulação, definitivamente não haverá opções alternativas de sistemas operacionais para o mercado de portáteis acessíveis! E o mais incrível é que esta decisão está sendo tomada em prol de uma edição mais “completa” do sistema, que por sua vez requer o uso de mais recursos computacionais para rodar nesta classe de dispositivos portáteis…
“Remember Windows 11 SE? I didnt, until I made my regular news rounds this morning. But it looks like the stripped-down, low-power version of Windows, originally intended to counter Chromebooks in the lucrative education market, is making a final bow soon. Microsoft says the operating system is getting its last update later this year, and will lose full support in 2026. That’s according to an updated Microsoft support page (spotted by German site Dr. Windows), which says that version 24H2 will be the last for Windows SE…”
— by PC World.
A Microsoft confirmou oficialmente que o Windows 11 SE, sua versão simplificada do Windows criada para competir com os Chromebooks no setor educacional, não receberá a atualização 25H2. Isso significa que a versão 24H2 será a última com novos recursos, prevista ainda para este ano. O sistema continuará funcionando, mas não receberá mais atualizações nem suporte técnico a partir de outubro de 2026, incluindo correções de segurança.
O Windows 11 SE foi lançado no início de 2022 como sucessor do Windows 10 S e foi utilizado em dispositivos de fabricantes como Acer, Dell, Lenovo e também no Surface Laptop SE da própria Microsoft. Ele seguia um modelo mais fechado e simples: exigia aprovação de administrador para instalar aplicativos Win32 e priorizava o uso de aplicações WEB (Progressive Web Apps), em vez de programas tradicionais. Mesmo com essas limitações, este sistema ainda compartilhava a maior parte do núcleo do Windows 11 padrão.
Isso marca o fim de mais uma tentativa da Microsoft de criar uma alternativa real ao Chrome OS. Iniciativas anteriores como o Windows 10 S e o Windows 10X também não tiveram sucesso. Segundo dados da Gartner, as vendas de Chromebooks vêm caindo desde 2022, principalmente por problemas de qualidade e atratividade. Enquanto isso, dispositivos com Windows continuam dominando as compras escolares. Com o fim do Windows 11 SE, a Microsoft recomenda que escolas migrem para edições como o Windows 11 Education, que ainda terão suporte e atualizações.
Em tempo: ainda continuo com saudades do bom e velho netbook… &;-D