Como instrutor de infraestrutura, dispor de bons equipamentos e acessórios em um laboratório era uma dos meus maiores dilemas, para ensinar as melhores práticas para a montagem e manutenção de micros. Por estes equipamentos serem dotados de componentes sensíveis e manuseados por estudantes com pouca ou nenhuma experiência na área, os defeitos eram frequentes e os custos de manutenção e reposição destas peças eram altos. Por isto, os simuladores e outras ferramentas do ramo, se tornaram essenciais para estes propósitos…
“Build your very own PC empire, from simple diagnosis and repairs to bespoke, boutique creations that would be the envy of any enthusiast. With an ever-expanding marketplace full of real-world components you can finally stop dreaming of that ultimate PC and get out there, build it and see how it benchmarks in 3DMark!”
— by EPIC Store!
Até então, utilizava bastante o Virtual Desktop e o Virtual Laptop, ambos desenvolvidos pela Cisco e disponíveis na plataforma Netacad, além de serem usados oficialmente no curso de IT Essentials. Mas o tempo passou e estes softwares não foram atualizados, o que me obrigou a considerar outras soluções disponíveis no mercado. Uma delas é o PC Building Simulator, desenvolvido pela The Irregular Corporation e que por sua vez, é uma pequena desenvolvedora de jogos. Basicamente, o objetivo desta empresa é transformar a tarefa de montar e configurar um PC para jogos, em uma experiência divertida e gratificante para os seus usuários, com base em um ambiente renderizado em 3D típico de jogos e uma seleção de componentes e acessórios, os quais existem no mundo real!
O software já existe há tempos; porém, a novidade é que a EPIC Games está concedendo uma cópia gratuíta para os usuários que possuem uma conta em sua loja online até 14/out! O simulador se comporta como um autêntico jogo, no qual há um modo carreira onde o jogador terá um negócio de montagem e manutenção de micros. Nele, ele deverá utilizar todas as suas habilidades técnicas para concluir as atividades que irão surgindo! Ele não só deverá montar máquinas com perfis de configuração consistentes, como também designar customizações cosméticas para a aparência geral das máquinas e até mesmo definir configurações avançadas através da BIOS. Por fim, o simulador irá prover até mesmo um tutorial básico, para aqueles que não possuem conhecimentos sobre o assunto.
Em tempo: a Cisco também oferecia gratuitamente o simulador Cisco Aspire, o qual foi um jogo desenvolvido para complementar o treinamento para a certificação CCNA, promovendo uma série de desafios para os estudantes deste curso. Através dele, ele assume o papel de um estágiário, o qual deverá cumprir uma série de contratos para evoluir no jogo e chegar ao objetivo final: se tornar um profissional de TI independente! Infelizmente, ele não se encontra mais disponível nem na seção de recursos da plataforma ou qualquer outro lugar. Uma pena!
Tão realista, que o sistema operacional trava até mesmo nele! &;-D