Era uma vez, o Gerenciador de Dispositivos?

Disponível desde o “bom e velho” Windows 95, o Gerenciador de Dispositivos é um utilitário que permite a gestão dos componentes hardware presentes no computador (chipsets, placas e periféricos). Graças a ele, podemos realizar operações triviais como a instalação, atualização e remoção de drivers no sistema, bem como alterar propriedades e parâmetros de funcionamento dos dispositivos. Mas talvez, ele esteja com os dias contados…

“Windows 10 has removed one method of updating device drivers for those running the most recent May 2020 Update, namely via Device Manager. Microsoft quietly made this move without any announcement with the recent cumulative update for Windows 10 May 2020 Update (build 19041.423), which arrived with a bunch of bug fixes (not to mention another hidden element – a new Start menu lurking behind-the-scenes).” — by TechRadar.

Basicamente, o utilitário não terá mais a função de realizar as atualizações de drivers a partir dele mesmo, relegando esta função para outra ferramenta do sistema: o Windows Update. Então, não dispondo de uma funcionalidade fundamental para a existência da ferramenta em questão, pergunto: será que o Gerenciador de Dispositivos está com os dias contados? Se sim, fico triste em saber, pois a considero um recurso fundamental para manter o sistema em funcionamento. Vou mais além: com a possibilidade de restaurar o Windows pela nuvem e a instalação/atualização de drivers pela Internet, chegará a um ponto em que não será mais necessário realizar a manutenção do sistema?

Pelo visto, os “formatadores de PC” estarão com os dias contados… &;-D