… memória RAM? Pois faça isto o quanto antes, pois no que depender da IA, não vai sobrar para você! Que muitas empresas estão realizando grandes investimentos em Infraestrutura para dispor dos recursos computacionais necessário para os serviços baseados em IA, isto todos já sabemos. Inclusive, muitos acreditam que esta será uma nova bolha, tal como aconteceu com a própria Internet no início do século. O que eu não esperava, é que fosse afetar até mesmo o próprio consumidor, que terá arcar com as consequências destes investimentos…
“According to TrendForce, DRAM contract prices in the third quarter of 2025 rose by 171.8% compared to the same quarter last year. The substantial leap, driven by growing demand for AI servers, exceeded the rise in gold prices. Supplies of DDR5 RAM chips are so depleted that some South Korean manufacturers have halted new orders until later this month. Enterprise SSD prices have risen by between 15% and 35%, while server-grade RDIMM memory increased by 40% to 50%.”
— by TechSpot.
O “boom” da Inteligência Artificial está a provocar um impacto profundo no mercado de memórias, resultando em aumentos acentuados nos preços da memória e do armazenamento. De acordo com a TrendForce, os preços dos contratos de DRAM no terceiro trimestre de 2025 registaram um aumento recorde de 171,8% em comparação com o ano anterior, um salto impulsionado pela crescente procura de servidores de IA, que ultrapassou até a valorização do ouro.
A escassez está afetando vários tipos de memória, com os fornecimentos de DDR5 esgotados de tal forma, que alguns fabricantes sul-coreanos foram obrigados a interromper as novas encomendas. Os preços dos SSDs empresariais aumentaram entre 15% e 35%, enquanto a memória RDIMM para servidores sofreu um aumento de 40% a 50%. Os consumidores também sentem o impacto, com os preços das memórias a subir acentuadamente. Até mesmo os preços da DDR4 subiram mais rapidamente, uma vez que os fabricantes estão se concentrando na produção da DDR5, criando uma “tempestade perfeita” em conjunto com a procura da IA.
As perspetivas futuras indicam que a situação não melhorará tão cedo. A SK Hynix, por exemplo, já esgotou todo o seu stock de DRAM, NAND e HBM previsto para o próximo ano. Os grandes fornecedores de serviços na nuvem, como a OpenAI, Amazon e Microsoft, tornaram-se os principais clientes e estão a pagar preços inflacionados por encomendas que são apenas parcialmente satisfeitas. A fabricante Adata prevê que esta escassez de memória se prolongue até 2026.
Pelo visto, vou continuar com apenas 8 GB de memória RAM no meu PC… &;-D