Há muitos anos, considerei a possibilidade de comprar um laptop conversível e ultra-compacto (numa época em que os netbooks estavam sumindo do mercado), voltado para o uso em condições críticas de temperatura e umidade, além de suportar quedas “de tudo o quanto é jeito”! O Panasonic Toughbook CF-19 era um equipamento compacto e estiloso, dotado de uma tela de 10.1″ e formato 4:3 (1024×768), além de uma CPU Intel Core i5 de 1a. geração. Por fim, os 2 GB de memória RAM e as opções de conexão Wi-Fi e 3G, complementavam o pacote…
“WEROCK Technologies, introduces the “Rockbook X130″, a new fully rugged notebook with a 13.3-inch screen and 11th generation Intel Tiger Lake processors. It is designed for professional use in industrial manufacturing, automotive, public safety and utility sectors. Despite its fully ruggedized design and waterproof casing, the new model offers numerous amenities familiar from regular laptops: Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, Thunderbolt 4 and a backlit keyboard are just a few highlights.”
— by TechPowerUp.
Mas infelizmente, devido ao preço pouco acessível (mesmo para um produto lançado há alguns anos) e a dificuldade de encontrá-lo, acabei desistindo dele e optando pela montagem do nettop, o qual é atualmente o meu PC desktop. Além disso, também confesso que o meu entusiasmo também esfriou bastante, especialmente pelo fato de já existirem outros notebooks que, apesar de não entregarem o mesmo padrão de durabilidade e resistência, ainda assim são “duros na queda” o suficiente para atender as expectativas dos usuários desastrados.
A WEROCK (uma empresa que até então, eu nunca havia ouvido falar) trouxe para o mercado o Rockbook X130, um notebook robusto com uma tela de 13,3″ e dotado de CPUs Intel Tiger Lake (11a. geração), bem como as novas GPU Iris Xe e outros recursos que já conhecemos, com destaque para o leitor biométrico e o teclado retro-iluminado. Este equipamento também se destaca pela utilização de um chassi de liga de magnésio, o qual oferece grande resistência mecânica, ao mesmo tempo em que reduz bastante o seu peso final. O portátil em questão também já foi testado para quedas de 1,22m (MIL-STD-810H) e possui certificação IP65, o que o torna a prova d’água e resistente a poeiras e detritos.
Nos dias de hoje, já não compraria mais este tipo de equipamento. Além de ser muito bem atendido pelos PCs desktops ultra-compactos, existem também outros ultra-portáteis que oferecem uma boa relação de custos vs benefícios, sem deixar a desejar no principal aspecto no qual esta classe de notebooks se destacam: a resistência e a durabilidade! Sim, estou falando dos famosos Chromebooks, pois esta não tão nova categoria de portáteis é relativamente barata e resistente, já que muitos são concebidos para o uso educacional, que por sua vez possuem quase todas as qualidades desejadas (exceto a grande resistência mecânica oferecida).
Além do mais, o meu entusiasmo para gastar também caiu bastante… &;-D