ESWIN EBC77: eis, uma nova placa computacional estilo Raspberry Pi!

Porém com uma bela diferença, em comparação com as placas desenvolvidas e comercializadas pela Fundação Raspberry: a utilização de um SoC equipado com CPUs baseadas no set de instruções RISC-V, além de uma NPU relativamente potente para esta categoria de placas! Atualmente, os SoCs ARM lideram no mercado neste quesito, não só trazendo uma boa performance como também um excelente economia de energia, além de custo relativamente acessíveis (de acordo com a categoria das placas). Mas com a ascensão do RISC-V, este cenário poderá mudar…

“The ESWIN EBC77 is a credit card-sized single-board computer that looks like a Raspberry Pi. But instead of an ARM-based processor, this little PC has a 1.8 GHz ESWIN EIC7700X quad-core chip based on RISC-V architecture. Available from Amazon for $149, the EBC77 also features an NPU that delivers up to 20 TOPS of AI performance, a PCIe 3.0 x4 FPC connector, and an unspecified amount of LPDDR5-6400 memory.”

— by Liliputing.

O ESWIN EBC77 é um computador de placa única (SBC) do tamanho de um cartão de crédito, semelhante ao Raspberry Pi, mas baseado no chip RISC-V quad-core ESWIN EIC7700X, que por sua vez roda a até 1,8 GHz. Ele vem com memória RAM LPDDR5-6400 integrada, uma NPU com desempenho de até 20 TOPS para tarefas de IA e várias conexões: USB 3.2 e USB 2.0, Ethernet Gigabit, micro HDMI, slot microSD, conectores MIPI‑CSI/DSI, conector GPIO de 40 pinos, slot PCIe 3.0 x4 e Wi‑Fi 5 embutido. Está à venda por cerca de US$ 149 na Amazon.

A ESWIN firmou uma parceria com a Canonical (desenvolvedora do Ubuntu) para fornecer imagens oficiais do Ubuntu 24.04 LTS para o EBC77. Essa colaboração oferece aos usuários uma base de software confiável para desenvolvimento, com suporte de longo prazo até abril/2029 (e manutenção de segurança estendida depois disso). No entanto, as atualizações para as edições mais recentes desta (e talvez de outras) distribuição não será possível, já que o futuro Ubuntu 25.10 exigirá suporte ao perfil RVA23, algo que o chip EIC7700X não possui.

Diferente do ARM e do x86, o RISC-V é set de instruções para a criaç~ao de arquiteturas de CPU de código aberto e livre de royalties, que vem ganhando espaço no mercado, embora ainda esteja atrás do x86_64 e do ARM em termos de desempenho e maturidade do ecossistema (por isto, acredito que o ESWIN EBC77 não irá superar o Raspberry Pi 5 em termos de suporte e de compatibilidade). No entanto, devemos levar em consideração a importância do suporte oficial ao Ubuntu, que será um passo importante para consolidar essa arquitetura.

PS.: não seria melhor contar com um sistema mais maduro como o Debian? &;-D