Excel e Python: além da integração dos recursos oferecidos pela…

… linguagem de programação, o editor de planilhas eletrônicas também terá um editor de códigos dedicado! Eis, mais uma adição promovida pela equipe do Excel Labs, que há tempos vem trazendo novidades interessantes para esta “estranha” relação que vem sendo estabelecida (e aprimorada) entre o Excel e o Python. Se antes, já era possível elaborar fórmulas mais avançadas e promover experiências únicas na construção de planilhas através do Python, agora também poderemos escrever códigos de forma bem mais simples, prática e otimizada…

“The Python Editor is a new addition to Excel Labs that allows you to write and edit Python formulas in Excel using a dedicated code editor with similar capabilities as those available in Python notebook environments. This is an experimental release to get early feedback, so we develop Excel to be the most useful for you. The Python Editor is designed to complement the Python in Excel experience with an editing surface optimized for more complex and longer Python code snippets.”

— by Microsoft Tech Community.

Inclusive, o novo editor Python irá usar os mesmos componentes do Visual Code, além de receber o suporte de muitos recursos oferecidos por esta IDE como o IntelliSense, o preenchimento automático de código e o realce da sintaxe das instruções. Também poderemos escrever os códigos desejados para determinadas células, mas não aplicando-os de imediato, além de optar por realizar outras tarefas enquanto define se deseja realmente utilizar (ou não) o código em questão. Por fim, a sua execução se dará de forma local (naquela célula), proporcionando experiências isoladas e consequentemente, ciclos de feedbacks mais rápidos.

Por se tratar de uma versão experimental, a Microsoft (através do Excel Labs) optou por disponibilizá-lo com o objetivo de obter feedbacks de forma antecipada e assim, promover melhorias e ajustes para torná-lo estável e funcional, para que ele esteja “pronto de fato”! Para obtê-lo, basta possuir o complemento Excel Labs e atualizá-lo para uma versão mais recente, que por sua vez terá o editor Python embutido. Se este não for o caso, não deixe de visitar a Loja de Suplementos a partir do próprio Excel e a partir daí, fazer a sua instalação (clicando na guia Inserir -> Obter Suplementos e pesquisar por Excel Labs).

De longe, o Excel não é apenas o software mais utilizado dentre as quatro principais aplicações de produtividade do pacote Office, como também é a ferramenta que mais oferece recursos tecnológicos, além de suas complexidades. Por isto, várias instituições de ensino oferecem cursos de especialização e aperfeiçoamento, como é o caso do próprio SENAC Rio (na qual sou instrutor), que por sua vez oferece os cursos de Excel, Excel Avançado e Excel Dashboard, além de um treinamento voltado para Programação em Python. Aproveitem estas oportunidades!

Enquanto isso, vou quebrando o galho com o LibreOffice Calc… &;-D