… acredita que sim, mesmo apesar do grande fracasso que foi o seu lançamento! Devido ao grande sucesso do RPG The Witcher III: Wild Hunt, foi criada uma grande expectativa para o jogo de tiro da empresa polonesa, já que ele teria muitas qualidades já vistas no jogo anterior, ao mesmo tempo em que novas idéias e conceitos seriam apresentados. Mas com tantos problemas relacionados a performance, inconsistências e falhas, o jogo deixou bastante a desejar…
“In the interview, Kicinski addressed that when making a new groundbreaking IP, especially one as hyped as Cyberpunk 2077, things don’t always go according to plan. ‘Releasing a game under a new franchise entails many challenges and risks, especially when the concept is so complex… We are proud of many aspects of the game, but – as we know – not everything went our way’.”
— by MSPoweruser.
Ainda assim, há esperanças para o futuro do Cyberpunk 2077! Adam Kicinski (CEO adjunto da CD Projekt RED), deu uma entrevista para um jornal local, deixando claro que a médio e longo prazo, este título deverá receber bastante melhorias, a ponto dele ser visto como “um jogo muito bom” em um futuro não muito distante. Em sua opinião, os problemas aconteceram devido a grande ambição da empresa, em desenvolver um novo título bem maior e complexo, se comparado aos demais títulos já lançados. Infelizmente, as coisas não saíram conforme o planejado e o resto da história, todos nós já sabemos!
Cyberpunk 2077 foi lançado apenas para as plataformas PC, PlayStation 4 e Xbox One. Mas, ele acabou tendo sérios problemas de desempenho para rodar nos consoles (especialmente no Xbox One), apesar de funcionar relativamente bem nos consoles de nova geração (em modo de compatibilidade). Para estes últimos, uma edição definitiva também estava prometida para este final de ano (2021), mas devido a uma série de problemas, teve que ser adiado para o ano que vem (2022). Apesar de tudo, o CEO parece satisfeito com o “sucesso” da nova franquia, já que eles conseguiram construir um belo universo em torno do jogo.
Já tivemos belos exemplos de jogos que começaram mal, mas com muitos esforços e dedicação total de sua equipe de desenvolvimento, superaram os problemas e se tornaram grandiosos, como Fallout 76, No Man Sky e Assassin’s Creed: Unity. Mas infelizmente, parece que estes profissionais não aprendem com os erros do passado e ainda assim, cometem as mesmas falhas! Já não deveria existir um estudo, uma análise ou até mesmo uma nova metodologia, para o desenvolvimento de jogos AAA? Pois até o presente momento, desconheço e se continuarem assim, passarei a adquiri-los somente depois de alguns anos, após serem lançados!
Eita! À excessão de Quake, nunca comprei jogos recém-lançados… &;-D