Expandindo os limites do design de PC sustentável: eis, o Conceito Luna!

Diferente dos PCs desktops, os notebooks (ou laptops) são equipamentos que utilizam as mesmas arquiteturas, porém dotados de formatos que privilegiam a sua portabilidade. Seus componentes são designados especialmente para esta classe de dispositivos e o seu grande diferencial está no tamanho reduzido (embora em muitos casos, também sacrifiquem o poder de processamento e a quantidade de recursos). Porém, além destas máquinas serem ligeiramente mais caras, estas mesmas peças não são tão intercambiáveis, o que acaba afetando o seu aproveitamento e causando impactos ambientais, no que concerne ao seu descarte…

“A proof-of-concept developed in collaboration with Intel, Concept Luna explores revolutionary design ideas to make components immediately accessible, replaceable, and reusable-reducing resource use and keeping even more circular materials in the economy. It was created to test what could be possible, not to be manufactured and sold. But if all the design ideas in Concept Luna were realised, we could expect to see an estimated 50% reduction in overall product carbon footprint.”

— by Dell Technologies.

Por isto, a Dell (o meu fabricante preferido de PCs desktops e notebooks) inovou ao mostrar o Conceito Luna, um protótipo de um portátil o qual diferencia-se dos demais, por utilizar componentes eletrônicos acessíveis, substituíveis e reutilizáveis, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais (e o planeta agradece), além de promover uma economia mais sustentável! Caso ele seja realmente fabricado, a empresa espera uma redução estimada de 50% da emissão de carbono, além de lidar melhor com as preocupações ambientais relacionadas a crise climática e as restrinções dos recursos naturais providos pelo planeta. No entanto, esta não é a primeira iniciativa da empresa neste sentido…

Há algum tempo, ela vem adotando medidas relacionadas ao design dos seus produtos, como a introdução do uso do alumínio de circuito fechado de discos rígidos usados, dos bioplásticos feitos de resíduos de árvores no processo de fabricação de papel e das fibra de carbono recuperada. Agora, com a chegada do Conceito Luna, o qual também foi desenvolvido em colaboração com a Intel (vale notar que ela é a única fornecedora de CPUs para os seus equipamentos), ela propõe mudanças interessantes, como a redução do tamanho da placa-mãe (para economizar em componentes e gerar menos carbono em sua produção), o layout de todos os componentes internos e a separação do carregador de bateria na base. Todas elas visam melhorar a dissipação térmica e com isto, reduzir ou eliminar completamente, a utilização de ventoínhas para a sua refrigeração.

Lindo no papel, mas como vai ficar na prática? Já tive a oportunidade de ver outras idéias muito interessantes, mas que infelizmente acabaram não vingando, já que os seus custos iniciais de implantação acabam impactando no valor final dos produtos comercializados. Quanto aos consumidores, muitos adoram falar que amam a natureza e apóiam todo e qualquer movimento em prol da sua conservação, mas quando se trata de por a mão no bolso, suas ações mostram algo bem diferente! Entre comprar um produto mais barato e que afeta ao meio ambiente ou um produto mais caro e ao mesmo tempo sustentável, acreditem: eles geralmente escolhem a primeira opção! E apesar das “boas ações” da Dell, no fundo também sabemos que os seus interesses comerciais falam mais alto (como diz o americano: “money talks”)…

Seja como for, parabéns Dell! &;-D