Explorando os avanços do Linux: GSoC 2023 mostra projetos promissores!

O Google ocupa um lugar especial no coração dos linuxers e entusiastas do Software Livre, por ser uma das empresas que mais promovem todo esse ecosistema formado em torno dos sistemas GNU/Linux, com ênfase para o desenvolvimento do kernel Linux e o Código Aberto! E dentre os eventos patrocinados por ela, está o Google Summer of Code (GSoC), um programa anual designado para incentivar os estudantes em todo mundo a contribuir para o desenvolvimento de software de código aberto. Para este ano (2023), vários projetos serão beneficiados…

“Google Summer of Code (GSoC) is an annual program initiated by Google that encourages students worldwide to contribute to open-source software development. Under the GSoC program, selected students to work on coding projects with open-source organizations (as mentoring org) for three months during their summer break. Participants receive a stipend and are mentored by experienced members of the participating organizations. GSoC aims to foster collaboration, skill development, and community engagement while enhancing open-source software and supporting the growth of the open-source community.”

— by DebugPoint News.

Os ambientes gráficos KDE e GNOME estão entre os principais beneficiados pelo GSoC, destacando-se as melhorias que serão implementadas para seus os componentes internos e utilitários básicos. No caso do GNOME, os painéis responsáveis pela configuração do sistema de impressão e exibição de informações das conexões de redes terão novas funcionalidades e otimizações, além de promover a integração de outras seções (Data & Hora, Usuários, Região & Idioma e Sobre). Já o KDE, as melhorias serão voltadas para as ferramentas Tokodon (cliente Mastodon), digiKam (gestão de câmeras digitais) e Kalendar (gestão pessoal).

Já dentre as aplicações disponíveis, O LibreOffice e o GIMP são os destaques apontados pela fonte da notícia! A tradicional suíte de escritório terá melhorias relacionadas ao uso das tecnologias de criptografia e gestão de chaves, mais refinamentos na interface para o uso de ferramentas de pesquisa e o suporte para as imagens APNG (PNG animado), que por sua vez foi desenvolvido para substituir os tradicionais GIFs animados). Quanto ao GIMP, o poderoso editor de imagens terá suporte para o recurso de “Edição Não Destrutiva” (NDE) para o uso de camadas individuais e em grupo, além do seu módulo de textos ser aprimorado para oferecer suporte aos glifos alternativos.

Se considerarmos os números publicados (43.765 candidatos de 160 países, 7.723 propostas enviadas, 967 colaboradores GSoC aceitos de 65 países e +2.400 mentores e administradores de organizações), definitivamente o Google Summer of Code será um evento e tanto! Porém, gostaria mesmo é de saber o impacto que estas contribuições farão para o Software Livre em um contexto mais geral, seja mensurado através da quantidade de linhas de código escritas, através de orçamentos e valores financeiros ou ainda, pelo número adesão de empresas e usuários.

171 organizações mentoras? Eita, número bem sugestivo… &;-D