Extensão AMD 3DNow! será (mais uma a ser) removida do Linux!

E as otimizações para as futuras versões do kernel Linux, continuam a todo vapor! Há alguns dias, havia publicado sobre a remoção dos drivers que possibilitam a utilização de placas de vídeo da AMD/ATI Radeon, mais precisamente aquelas que adotam as GPUs R300. Agora, chegou a vez da extensão AMD 3DNow! para as CPUs da linha AMD K6-2, para concorrer com as CPUs Intel Pentium, que por sua vez já havia implementado as extensões MMX e SSE. Estas, são importantes para o processamento de instruções SIMD (short for Single Instruction/Multiple Data)…

“Queued up as part of the x86/core changes intended for the Linux 5.17 cycle is dropping of the AMD 3DNow! code within the kernel. While 3DNow! brings back fond memories from the days of AMD’s K6 and early Athlon processors, AMD deprecated the instructions a decade ago and no longer found in newer processors. Removing of the 3DNow! kernel code is being done as part of some code improvements. Hitting tip’s x86/core branch is this commit dropping the 3DNow! code from the kernel. 3DNow! built upon MMX instruction set to offer faster performance for vector processing of floating point data.”

— by Phoronix.

Estas extensões são particularmente importantes, para o processamento de instruções que lidam com múltiplos volumes de dados, como é o caso da execução de jogos e aplicações multimídia em geral. Na época, a Intel e a AMD promoviam as suas unidades como as CPUs “ideais para rodar jogos modernos”, já que nestes tempos as “placas aceleradoras de vídeo 3D” também estavam se tornando indispensáveis, para a reprodução de “jogos 3D de verdade”! As extensões 3DNow! ajudaram bastante a AMD, para competir de igual para igual contra a Intel e suas poderosas CPUs Pentium, sendo implementadas em suas CPUs até na micro-arquitetura Bulldozer, as quais deram são a base das CPUs AMD Phenom.

A partir do kernel Linux 5.17, as poucas 500 linhas de código que provêm suporte para esta tecnologia (que já se encontram lá há mais de duas décadas), não estarão mais disponíveis. Assim, as CPUs AMD Phenum e anteriores que utilizavam esta extensão, não poderão mais ser plenamente suportadas pelos novos sistemas a partir de 2022, pois a opção X86_USE_3DNOW para ativar o suporte na compilação do kernel, também foi removida. De qualquer forma, elas também não farão muita falta para os computadores modernos que utilizam as plataformas da AMD, já que o 3DNow! também não é utilizado há mais de uma década.

Durante a virada do milênio, tive boas experiências com máquinas da AMD que utilizavam as suas arquiteturas. Realizei muitos trabalhos para usuários que eram donos de PCs desktops com as CPUs AMD 586, K5 e K6, além de já ter montado boas máquinas com a CPU AMD Athlon XP (para o meu uso próprio), Athlon 64, Athlon X2 e Sempron. Inclusive, também me arrependi amargamente por não ter comprado a CPU AMD Duron (Applebred, 1.8 GHz), a qual oferecia uma relação de custo vs benefício muito melhor que a CPU Athlon XP 2000+! Todas estas máquinas suportavam a extensão 3DNow! e elas desempenharam o seu papel maravilhosamente bem, durante o tempo em que fiz o uso delas.

Em tempo: quais serão os próximos códigos a serem removidos? &;-D