Imaginem o cenário: você passa horas desenvolvendo um trabalho para a faculdade ou um relatório para a empresa e quando conclui a tarefa, resolve salvar o documento criado no editor de textos Microsoft Word. Porém, ao invés de ter o arquivo armazenado no computador, ele é simplesmente deletado! Terrível, não? Mas por incrível que pareça, é justamente isto o que vem acontecendo com as edições mais recentes desta aplicação, embora sob determinadas circunstâncias…
“According to some Microsoft Word users, the Office software is apparently deleting files after saving – not the kind of behavior you want when doing important work, and not the kind of bug you’d expect from a company as established as Microsoft. Microsoft has officially confirmed the issue as of October 3, 2024. But while we haven’t gotten a definitive explanation or solution yet, there is a temporary workaround. If you can’t avoid using Microsoft Word until an official fix is released, read on for what you should do.”
— by PC World.
A Microsoft oficialmente confirmou que esta falha, afeta o editor de textos que faz parte da suíte Microsoft 365 (versão 2049), embora ela só ocorra quando o usuário define a extensão do arquivo utilizando caracteres maiúsculos. Em outros casos, a simples adição do caracter especial hashtag (#) no título do documento editado, também é capaz de acionar a falha em questão. Por fim, isto também só acontece se o usuário fechar a aplicação e ela sugerir que o arquivo seja salvo, o que infelizmente não acontece e ao invés disso, o trabalho feito é excluído.
Felizmente, a exclusão dos trabalhos feitos não é definitiva, pois os arquivos deletados vão direto para a lixeira e a partir dela, poderemos recuperá-los sem maiores dificuldades. Porém, a empresa ainda não providenciou uma atualização para corrigir o problema em questão e por isto, deveremos ficar atento para os documentos gerados pelo editor não sejam excluídos. Dentre as recomendações feitas, salvar os trabalhos editados manualmente e não fechar a aplicação antes disso, na expectativa de que ela vá sugerir ao usuário o salvamento do arquivo.
Por se tratar de uma falha que acontece sob circunstâncias bem específicas (extensão definida em caracteres maiúsculos, hashtag no título do documento e encerramento da aplicação antes de salvar), acredito que esta falha não deva ser algo tão preocupante. Além do mais, as caixas de diálogo para salvar os arquivos mantém as extensões ocultas por padrão, o que impede os usuários de definirem os caracteres da extensão manualmente. Mas de qualquer forma, também acredito que existe a possibilidade de outros gatilhos acionarem a falha e se porventura isto vier a acontecer, os resultados poderão ser mais catastróficos!
Pois já ouvi dizer que “softwares da Microsoft sem falhas, não existem”… &;-D