Ferramenta de IA Claude agora é capaz de gerar PDFs, apresentações e…

… planilhas eletrônicas! Embora ferramentas badaladas do mercado tenham recursos semelhantes, na prática elas geralmente não entregam bons resultados. Por isto, na maioria das vezes me limito a solicitar aos chatboots, a criação de textos e tabelas simples (estas últimas no formato CSV), deixando sob a minha liberdade artística responsabilidade a editoração dos conteúdos, para entregar um melhor resultado. Porém, talvez estas não sejam as limitações do Claude, o chatbot da Anthropic…

“AI chatbots such as Anthropic’s Claude have always been helpful co-creators for documents, spreadsheets, presentations, or projects you are working on. However, this typically involved you having to copy and paste the text over — until now. On Tuesday, Anthropic announced Claude will be able to create and edit Excel spreadsheets, documents, PowerPoint slides, and PDFs within the chat interface. Now, all you have to do is describe what you want it to create, and it will get to work, outputting the file.”

— by ZDNet.

A ferramenta de AI Claude agora permite que os usuários criem e editem arquivos como PDFs, planilhas eletrônicas e apresentações, diretamente na interface de chat e sem sair dela. Essa nova funcionalidade elimina a necessidade de alternar entre o chatbot e outros programas para formatar textos, analisar dados ou converter documentos. O recurso, que foi adicionado nesta terça-feira, é visto como um grande avanço na integração do chatbot com tarefas de produtividade.

Com essa atualização, o Claude pode executar uma variedade de tarefas úteis para profissionais e estudantes. Exemplos de uso incluem a formatação de um ensaio acadêmico (conforme os requisitos específicos), a organização de dados brutos em planilhas com análises e gráficos, e a conversão de documentos de um formato para outro, como de um PDF para slides de PowerPoint. Para tornar isto possível, a Anthropic deu ao Claude acesso a um ambiente de computação privado para rodar os programas necessários, mantendo a operação dentro do sistema da IA.

Atualmente, essa funcionalidade está disponível para usuários dos planos Max, Team e Enterprise, com acesso para usuários Pro previsto para as próximas semanas. Para utilizar a nova ferramenta, os usuários devem ativá-la manualmente nas configurações experimentais da conta, sob a opção “Upgraded file creation and analysis”. No entanto, a Anthropic alertou que o acesso à Internet para criar e analisar arquivos pode apresentar riscos de segurança aos dados dos usuários, aconselhando um monitoramento cuidadoso das conversas.

Além do risco de gerar documentos com “alucinações”? Não, obrigado… &;-D