… RDNA 1 e 2? Pois apesar de muitas placas gráficas ainda serem capazes de prestar bons serviços, muitas vezes esta obsolência (programada ou não) se dá em vista de questões que vão desde aspectos técnicos (de arquitetura defasada a falta de compatibilidade) a questões práticas (poucos usuários que fazem o uso do produto), passando também por motivos econômicos (menos produtos para oferecer o suporte oficial). Mas no caso da RDNA 2, acredito que a empresa está cometendo um equívoco, visto que ela é bastante utilizada nos consoles…
“Based on the release notes for AMD’s new AMD Software 25.10.2 driver, the company has dropped “New Game Support” and “Expanded Vulkan Extension” support for its older RDNA 1 and RDNA 2 graphics cards. This means that users of AMD’s RX 6000 series and older GPUs will not receive new game optimisations or support for new Vulkan API extensions. AMD’s focus is on RDNA 3 and RDNA 4. This was listed as “important information” for AMD’s newest driver release. Note that this likely means that future AMD GPU drivers should only deliver bug fixes and security fixes for AMD’s older RDNA products.”
— by OverClock3D.
A AMD alterou a sua política de suporte a drivers de software, impactando diretamente os proprietários de placas gráficas mais antigas. Com o lançamento do driver AMD Software 25.10.2, a empresa anunciou oficialmente que irá descontinuar o suporte para novos os jogos, para as suas GPUs baseadas nas arquiteturas RDNA 1 (série Radeon RX 5000) e RDNA 2 (série Radeon RX 6000). Esta mudança significa que as otimizações específicas, que preparam o hardware para os lançamentos de novos jogos e garantem o melhor desempenho possível no lançamento, deixarão de ser implementadas para estas séries de placas.
A partir de agora, o foco principal do desenvolvimento de drivers para novos títulos será direcionado para as arquiteturas mais recentes da empresa. Além da otimização de jogos, o AMD Software 25.10.2 também remove o suporte para as extensões Vulkan expandidas, que deveriam ser voltadas para as placas RDNA 1 e RDNA 2. Esta decisão sugere que o suporte futuro para estas GPUs será designado apenas para as correções de bugs e as atualizações de segurança, em vez de novos recursos ou melhorias de desempenho significativas.
A estratégia da AMD concentra-se agora em pleno nas suas arquiteturas atuais e futuras. O suporte completo, incluindo as otimizações para novos títulos como “Battlefield 6” e “Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2” (mencionados neste driver), bem como as novas extensões Vulkan, passa a ser uma exclusividade das placas gráficas Radeon RX 7000 (RDNA 3) e das vindouras séries RX 9000 (RDNA 4). Por isto, não se assustem com as diferenças de performance entre as antigas e atuais gerações de placa ou ainda, porque estes jogos rodam capado nos consoles!
Ou vai ver, o fim da geração atual de consoles está bem mais próximo… &;-D