Fim da linha para o FPS XDefiant? Recém-lançada franquia da Ubisoft…

… será desativada! Lançado em maio deste ano, XDefiant é um jogo de tiro em primeira pessoa multiplayer e gratuito para jogar (free-to-play), desenvolvido pela Ubisoft de São Francisco e que segue os mesmos moldes dos tradicionais jogos competitivos como Call of Duty, Valorant, Counter Strike e OverWatch, entre outros do gênero. Embora seja visto como um jogo bastante promissor e tenha alcançado um certo sucesso e com bons números (+1 milhão de jogadores em pouco tempo), a Ubisoft decidiu desligar os servidores que mantém o jogo a partir de junho de 2025, além de reembolsar aqueles que adquiriram os pacotes especiais…

“Ubisoft’s first-person shooter XDefiant, which launched less than six months ago with some success, will shut down on June 3, 2025. As part of that, the studio will close three production studios and lay off 277 employees. New downloads, player registrations, and purchases will no longer be available starting today, However, Season 3 will launch as planned and servers will remain online until June 3. Players who purchased the Ultimate Founders Pack or bought anything in the last 30 days will automatically receive full refunds within eight weeks.”

— by Engadget.

A Ubisoft tem passado por uma situação bastante delicada últimos tempos, em vista dos seus lançamentos mais recentes não terem alcançado o sucesso desejado, incluindo o próprio XDefiant por “estar muito longe de atingir os resultados necessários, para permitir mais investimentos significativos”. Além disso, “Assassin’s Creed: Shadows” teve o seu lançamento atrasado em vista da abordagem de “temas sensíveis” e até mesmo “Star Wars: Outlaws” foi bastante criticado após o seu lançamento, embora tenha vendido alguns milhões de cópias. Por fim, “The Division: Heartland” também foi cancelado antes mesmo de ter sido lançado.

Face a estes problemas, a empresa está passando por profundas reestruturações, as quais resultaram no cancelamento de três projetos não anunciados e a demissão de mais de mil colaboradores. Nestes processos, os estúdios de Osaka e de São Francisco serão fechados, o que resultará na perda de 277 empregos diretos (um pouco mais da metade da equipe responsável pelo XDefiant), além da localização em Sydney sofrer uma redução considerável de empregados. Por fim, os funcionários remanescentes serão migrados para outras partes da empresa.

Embora não seja fã de jogos FPS multiplayer free-to-play, já havia planejado experimentar o XDefiant durante as minhas férias, em vista de suas inovações em relação aos mapas e ambientes de outros títulos, além de uma jogabilidade mais refinada. Por se situar no universo dos jogos da Ubisoft e ser de mundo aberto, ele utiliza os cenários encontrados em jogos populares como The Division, Ghost Recon, Rainbow Six e Splinter Cell (títulos sob a batuta de Tom Clancy’s), bem como Far Cry e Watch Dogs. Mas infelizmente, isto não será mais possível.

Em tempo: será melhor curtir a série The Division de novo, senão… &;-D