Se existe algo que ainda não consigo digerir, é essa necessidade de criar contas para tudo o quanto é serviço! Não seria algo mais simples e prático, promover e utilizar um sistema central de identificação e autenticação (como o Universal ID), para acabar de uma vez por todas com esta “bagunça”? E com base neste serviço, poderia ser implementado todos os mecanismos de segurança necessário, para garantir que o serviço funcione de forma mais segura possível…
“Google’s inactive account policy changed in May of 2023 to include accounts dormant for two years or more. However, this only applies to personal Google Accounts, with schools and businesses not affected by the coming purge. The reason for Google’s pruning has to do with security as the brand believes accounts inactive for two years or more are much more likely to be compromised and pose a potential risk to others.”
— by Laptop Magazine.
Por isto, muitos usuários acabam criando contas que geralmente são usadas uma única vez e depois ficam lá, esquecidas! E se isto já não bastasse, muitas destas contas são mantidas cadastradas há anos, sem receber acessos regulares, atualizações de senhas e outras intervenções necessárias, para garantir a boa manutenção, bem como a privacidade e a segurança dos usuários. Felizmente, algumas empresas “de respeito” fazem uma varredura periódica e detonam aquelas contas que há tempos, não são mais usadas. Este, é o caso do Google…
Há alguns meses, a empresa fez uma atualização dos termos de sua política de contas inativas e agora, está se preparando para realizar uma nova rodada de remoção das contas que não são mais usadas há +2 anos. Se porventura este for o seu caso, faça o acesso o quanto antes, caso queira preservar os dados que os serviços relacionados mantém, como os e-mails no Gmail, os arquivos no Drive ou as fotos no Fotos. Estas contas serão mantidas até o início de dezembro.
No momento, somente as contas pessoais de usuários serão afetas e antes disto acontecer, estas pessoas irão receber uma notificação (provavelmente não será por e-mail, já que este serviço utiliza uma conta integrada). Para variar, não basta apenas realizar o acesso (e sair logo em seguida): o Google sugere que o usuário também faça algumas atividades para comprovar o uso da conta em questão, destacando-se a leitura de e-mails, a utilização do Google Drive, a visualização de vídeos no Youtube e outras relacionadas aos serviços da empresa.
Como diria um certo comediante brasileiro: “cacildis”! &;-D