Firefox Translations: para quê mais um novo serviço de tradução?

Graças aos mecanismos de tradução de páginas WEB, já não faz mais diferença qual a língua nativa dos leitores de um determinado site. Utilizando as ferramentas e plugins já disponíveis nos navegadores Google Chrome e Microsoft Edge, podemos acessar qualquer página da Internet e dispor de uma tradução que apesar de não ser perfeita, atende de forma bastante satisfatória. Eu mesmo faço o uso do plugin GTranslate, para traduzir o conteúdo deste site para outros idiomas…

“Firefox Translations is a translation service for Firefox that Mozilla is working on currently. It is already available as a limited preview that supports a handful of languages and can be installed in any recent version of Firefox. What sets it apart is the fact that the translations happen locally on the user system, and not in the cloud.”

— by ghacks.net.

O problema é que, para estas ferramentas efetuarem as devidas traduções, o conteúdo dos sites visitados são enviados para servidores nas nuvens, o que pode ser algo bastante inconveniente em termos de privacidade. Por isto, o Firefox Translations (novo serviço da Fundação Mozilla, para o navegador WEB Firefox) se destaca, por ser o único deles (que eu saiba) que não envia o conteúdo das páginas para algum servidor qualquer nas nuvens! Ao invés disto, as traduções ocorrem na máquina local do usuário, impossibilitando a instituição que o mantém dispor de informações como conteúdos, endereços IPs ou links.

Apesar de ser promissora, infelizmente a ferramenta ainda se encontra em desenvolvimento, além de alguns inconvenientes. O principal deles está no fato de que será necessário baixar uma base de dados relacionado aos idiomas para a tradução, o que pode ser inconveniente para os usuários que possuem uma conexão lenta para acessar a Internet. Além disso, a ferramenta ainda sofre com restrições e limitações, além da falta de suporte para um maior número de línguas e da necessidade de uma maior integração com o navegador WEB em questão.

No geral, ela esta sendo vista com bons olhos, especialmente pelo fato de garantir a privacidade do usuário, pois como já havia dito anteriormente, as traduções são feitas nas máquinas dos usuários de forma local e nenhuma informação será passada para a instituição que o mantém. Inclusive, isto também me faz reconsiderar a utillização do plugin GTranslate, o qual mantenho para realizar a tradução para outros idiomas. Por ora irei mantê-lo, já que a grande maioria dos usuários utilizam o navegador WEB Google Chrome e de qualquer forma, vão utilizar a solução desta empresa para realizar as traduções desejadas.

Mas com certeza, ele terá os seus dias contados… &;-D