Infelizmente, a grande maioria dos gamers acreditam que uma boa fonte de alimentação precisa ser “potente acima de tudo”, quando na prática a sua qualidade de construção e acabamento, bem como os recursos oferecidos, são preponderantes para a sua escolha. E se não bastassem os diversos aspectos a serem analisados “sob uma lupa”, ainda temos que dimensioná-la corretamente de acordo com o perfil e o consumo do equipamento em uso. Por isto, costumo dizer que a melhor fonte de alimentação é aquela que se ajusta as suas necessidades…
“At Computex 2023, FSP has showcased a new power supply called the Cannon Pro, an ATX 3.0 power supply that is PCIe Gen 5 certified and features a colossal power delivery capacity of 2500W. This power supply was revealed by WccfTech’s Hassan Mujtaba on Twitter, giving the world a look at this PSU’s extensive suite of power delivery options. While the PSU only features two 12VHPWR connectors, FSP has stated that this new power supply can power up to four RTX 4090 graphics card…”
— by Overclock 3D.
Ainda assim, não podemos deixar de admirar as soluções voltadas para o segmento de alta performance, as quais além de terem uma incrível qualidade de construção e acabamento impecável, também surpreende pela grande potência oferecida. Eis, a questão: qual é a fonte mais potente que existe no mercado? Até então, já havia visto alguns majestosos modelos que superavam a marca de 1200 Watts, mas quando soube da existência da FSP Cannon Pro com incríveis 2500W, confesso que não acreditei! Esta “preciosidade” foi apresentada na Computex de 2023.
A FSP Cannon Pro 2500W é uma fonte modular (que possibilita conectar apenas os cabos necessários) e que foi projetada para atender as demandas energéticas de servidores e estações de trabalho, além de outros equipamentos designados para altas cargas de trabalho. Ela atende aos requisitos do padrão ATX 3.0 e possui a certificação pra trabalhar com o padrão PCI-Express 5.0, além de prover dois conectores 12VHPWR. Por fim, ela possui o selo de certificação 80+ (platina), o que lhe confere uma excelente eficiência energética ao realizar a conversão de energia alternada em energia contínua.
Para se ter uma idéia da capacidade desta fonte de alimentação, ela poderia suportar até 4 placas de vídeo Geforce RTX 4090 e ainda dispor de margem de sobra, para alimentar todos os demais componentes eletrônicos do computador em uso! Obviamente, as dimensões desta poderosa fonte de alimentação são ligeiramente maiores: medindo 150mm x 200mm x 86mm, ela é cerca de 60mm mais comprida que as demais fontes padrão ATX disponíveis no mercado. Até o presente momento, não há uma data ou previsão de lançamento para esta nova fonte.
Não, obrigado. Uma modesta Zalman de apenas 360 Watts já é suficiente… &;-D