Eis, a realidade: estamos vivendo uma nova revolução na computação pessoal, graças a ascensão da Inteligência Artificial! Muitas empresas já estão estabelecendo a integração da IA em seus produtos e serviços, além de criar uma série de novas tecnologias, com base na Inteligência Artificial. Atualmente, já existem aplicações que tiram proveito da IA generativa, para oferece ajuda em tarefas como escrever código de programas, elaborar documentos de escritório, criar imagens e até mesmo propor conselhos sobre os mais variados temas…
“As Mozilla envisions Firefox’s future, we are focused on building a browser that empowers you to choose your own path and gives you the freedom to explore without worry or compromises. We do this through a few foundational ideas – simplifying the online experience, protecting your privacy and offering meaningful choice. Our commitment to these principles guides us as we begin small-scale tests of our first generative AI features in Firefox Nightly. Grounded in Mozilla’s years of research and advocacy for building trustworthy AI, our approach has been intentional and methodical.”
— by Mozilla Blog.
Dentre as aplicações que fazem o uso da IA, está a navegação WEB! Além da disponibilidade de vários serviços na Internet que tiram proveito dela, os navegadores WEB também estão sendo turbinados para entregar o suporte para a IA, destacando-se o Google Chrome e o Microsoft Edge. E pelo visto, o Firefox também não irá ficar fora desta onda: a Fundação Mozilla já está realizando testes de integração, para disponibilizar alguns recursos baseados na IA generativa para o seu navegador WEB e assim, tornar o pandinha vermelho mais “espertinho” para nos auxiliar em diversas tarefas relacionadas a produtividade!
Segundo a fundação, já estão sendo feitos alguns testes em pequenas escalas para as edições Nightly do navegador (que por sua vez, é voltada para experimentar os novos recursos que ainda serão oferecidos), destacando-se a integração de chatbots baseados em IA generativa. A partir daí, será possível utilizar os serviços que já estão disponíveis no mercado, como o ChatGPT (OpenAI), o Gemini (Google), o HuggingChat e o Le Chat Mistral, além de outros que serão incluídos futuramente. Em vez de fazer malabarismos entre guias ou aplicativos para obter a assistência desejada, aqueles que optaram por participar dos testes terão a opção de acessar seu serviço de IA preferido na barra lateral do Firefox.
O Firefox irá se diferenciar (e se destacar) dos demais concorrentes, em vista da flexibilidade em promover de forma livre e imparcial, a escolha dos serviços de AI que se encontram disponíveis no mercado, ao invés de ficar preso a um único provedor (e ficar livres de ações e processos antitruste). Além disso, também sabemos que por melhores que sejam as opções disponíveis, nenhuma delas é perfeita e estão em constante evolução, tendo as suas vantagens e desvantagens. Por fim, a Fundação Mozilla também pretende oferecer estes recursos de modo opcional, deixando a cargo dos usuários a escolha pela sua utilização.
Uma pena, que ainda estou “preso” nas edições ESR do Firefox… &;-D