E a saga continua! A cada ano, tanto a Intel quanto a AMD lançam novas unidades de processamento, para atender as necessidades do mercado e anseios de seus consumidores. Embora a Intel tenha dominado este cenário durante a maior parte, através das gerações da arquitetura Core, a AMD ganhou bastante força nestes últimos anos, graças ao lançamento e a evolução de sua arquitetura Zen…
“We can’t wait to learn more about next-gen chips, and also the imminent 3D V-Cache Ryzen refresh! AMD is set to share more details on its future Zen 4 processors, which are expected to arrive later next year, at CES 2022, alongside all the other stuff Team Red will have at the show. This comes from AMD’s Chief Technology Officer, Mark Papermaster, who gave an interview to Forbes and explained that the next-gen Zen 4 CPUs will indeed get some kind of an airing at CES.” — by TechRadar.
No momento, a “briga de cachorro grande” já está entre as arquiteturas Intel Alder Lake e a AMD Zen 3. Porém, ambas as empresas já estão dando novos passos, trabalhando nas próximas gerações de suas arquiteturas e no caso da AMD, ela já pretende compartilhar algumas informações, sobre as futuras CPUs que utilizarão a sua nova arquitetura Zen 4! Isto está previsto para ocorrer na próxima CES 2022, a qual está programada para acontecer apenas no final do ano que vem (2022)! E até lá, iremos nos abastecendo com vazamentos e rumores… 😉
Além da nova arquitetura, também teremos informações sobre a nova tecnologia 3D V-Cache, a qual possibilita empilhar chips de memória cache L3 e assim, entregar até 96 MB de memória de rápido acesso para as suas CPUs. Esta abordagem não é algo inédito na indústria, já que a Intel também possui uma tecnologia de empilhamento de chip similar, batizada de Foveros 3D. Para lembrar, também serão apresentadas novas unidades que ainda utilizam a arquitetura Zen 3, porém estas foram otimizadas com a introdução da tecnologia 3D V-Cache.
Além das novidades tecnológicas e o aumento da performance, a AMD também não deixará de citar outros aspectos importantes, como o baixo consumo de energia e a boa autonomia da bateria. Apesar de ser mais um assunto para lá de batido (já que em toda nova apresentação, os tópicos são sempre os mesmos), neste caso ele ganha uma importância especial, já que a nova arquitetura terá que concorrer com o arranjo “big.LITTLE” adotado pela Intel, o qual utiliza CPUs de alta performance, combinada com CPUs de alto desempenho.
Empolgados? Confesso que não estou. Todos os anos, sempre os mesmos assuntos e seus respectivos tópicos entram em cena naqueles “discursinhos formatados” que já conhecemos! Como já havia dito, iremos mais uma vez escutar as mesmas “ladainhas” de sempre: “mais poder de processamento para executar aplicações e jogos”, “maior ganho de performance geral”, “maior autonomia e economia de energia”, “maiores possibilidades de uso e aplicação” e “blá, blá, blá”. Por isto, é que estou mais empolgado com a ARM e as suas inovações tecnológicas!
Pois até lá, com certeza ela e seus parceiros irão aprontar… &;-D