Em outras oportunidades, havia feito algumas postagens sobre as melhorias proporcionadas ao Fwupd pelas últimas atualizações, como também os incentivos feitos por parte das fundações em prol da sua adoção! Para aqueles que não o conhecem, esta é uma ferramenta que possibilita o gerenciamento de firmwares para os dispositivos e componentes de hardware através do sistema operacional, livrando-nos da dependência de sistemas proprietários (aka Microsoft Windows) ou de ferramentas designadas exclusivamente para este propósito…
“Red Hat’s Richard Hughes continues to lead the developer of Fwupd/LVFS and this morning announced the new v1.9.5. release. With this new version there is now optional Fwupd support for the Passim local caching service. Richard Hughes recently announced Passim as a simple local caching server to help share files on a LAN. The intended use-case is to help with large organizations to allow for caching of LVFS metadata on the LAN rather than all the systems reaching out to the remote server. Passim is quite simple for now and with Fwupd 1.9.5 is the preliminary, optional support for enabling its usage.”
— by Phoronix.
Esta é a quinta atualização feita para a série 1.9.x, a qual se destaca por promover o suporte (opcional) para o servidor local de cache Passim. Segundo o próprio Hughes (mantenedor de ambos os projetos), o servidor pode compartilhar na rede local os arquivos relacionados aos metadados binários, que antes seriam obtidos a partir de servidores CDN (Content Delivery Network) a partir de milhares de solicitações (o que acarretaria em consumo de banda desnecessário). Acredito que o Fwupd poderá tirar proveito deste serviço, para simplificar e automatizar a atualização de firmwares de diversas máquinas dotados da mesma especificações técnicas, como é o caso dos PCs desktops encontrados em escritórios.
Dentre as demais adições, está o suporte para a exportação de dados referentes a todos os dispositivos detectados no sistema no formato JSON, através do uso da ferramenta fwupdtool. Assim, os administradores de sistemas poderão automatizar todos os processos relacionados a gestão de firmwares, com base na utilização de scripts que manipulem as informações geradas pela ferramenta em questão, usando Shell Script, Python ou até mesmo PowerShell. Por fim, a base de códigos da ferramenta também recebeu várias correções e melhorias, além de uma série de novos dispositivos que passarama ser suportados: EPOS ADAPT 1×5, Fibocom FM101, Foxconn T99W373, Genesys GL3525S USB Hub, HP Rata/Remi BLE Mice, Luxshare Quad USB4 Dock e System76 (Launch 3, Launch Heavy 3 e Thelio IO 2).
Mesmo com anos de experiência em manutenção e suporte a hardware, se existe uma atividade que me deixa “nervoso” são as atualizações de firmware, pois as falhas na execução destes processos podem ocasionar belos desastres, chegando até mesmo a inutilizar os dispositivos que forem afetados por elas. Para executá-las com a máxima segurança e confiabilidade, será necessário dispor de nobreaks para garantir a alimentação do sistema, caso tenhamos queda de energia. Além disso, também deveremos conferir todas as etapas do processo, para garantir que os firmwares também sejam compatíveis com os dispositivos em uso. Acreditem ou não, já perdi um modesto roteador doméstico da D-Link, por causa de uma maldita revisão!
Pois nestas horas, a Lei de Murphy é implacável… &;-D