Gerenciador de arquivos Nautilus: será que desta vez, ele “desencanta”?

Atualmente o GNOME é o maior ambiente gráfico para sistemas baseados em Unix, destacando-se as distribuições GNU/Linux e BSDs. No entanto, em vista da sua filosofia “menos é mais”, muitas ferramentas e utilitários acabam deixando a desejar em termos de recursos e funcionalidades, embora entregue uma incrível usabilidade em vista da interface simplificada. Este, é o caso do atual GNOME Files (que em outros tempos, era chamado de Nautilus), um gerenciador de arquivos que não chega aos pés do bom e velho Konqueror (KDE)…

“The Nautilus (Files) file manager has received more new features ahead of the GNOME 46 desktop environment release in late March 2024 as the devs published a new alpha build over the weekend. The GNOME 46 desktop environment is currently available for public alpha testing and Nautilus received an update that brought improved discoverability of custom folder icons, password confirmations when creating protected ZIP archives, and the ability to change owner/group and other permissions…”

— by 9to5Linux.

Quem sabe, esta realidade possa mudar em um futuro não muito distante? Talvez, não seja necessário esperar tanto tempo assim: os desenvolvedores do GNOME estão planejando para a próxima versão, a inclusão de uma série de novos recursos para o seu gerenciador de arquivos oficial: o GNOME Files! Em uma recente compilação alpha, o Nautilus (pois ainda não me acostumei com o nome atual) permite que os usuários alternem as visualizações sem a necessidade de recarregar a pasta, além de listar as operações pela parte inferior da barra lateral e de quebra, também renomeou a seção “Outros Locais” para “Visualizações de Redes”.

E as melhorias não param por aqui:

  • Melhor descoberta de ícones de pastas personalizadas;
  • Confirmações de senha ao criar arquivos ZIP protegidos;
  • Capacidade de alterar proprietário/grupo e outras permissões em admin:///;
  • Detecção de operações de copiar/mover arquivos com +4 GB em sistemas FAT;
  • Exibição de uma opção detalhada de formato de data e hora;
  • Capacidade de reverter mais de um Alt+Up com o atalho de teclado Alt+Down;
  • Listagem de unidades montadas na barra lateral;
  • Indicação de carregamento de subpasta;
  • Adiciona uma dica de ferramenta ao botão estrela;
  • Entre outros avanços…

Sem contar uma série de melhorias e otimizações, para os recursos existentes.

A próxima etapa no ciclo de desenvolvimento do futuro ambiente gráfico GNOME 46 é a versão beta, que está prevista para meados de fevereiro. Depois disto, a sua versão Release Candidate (RC) é esperada para o início de março e por fim, o lançamento final está previsto para 20 de março de 2024. Até lá, continuaremos utilizando o bom e velho Nautilus do GNOME 45, conferindo as atuais melhorias já feitas para este simples, mas prático e eficiente gerenciador de arquivos. E acima de tudo, rever os nossos conceitos em relação a esta ferramenta!

O Konqueror (ainda) é melhor que o Nautilus? Já não sei mais dizer… &;-D