Quando utilizei o editor de textos do Google Docs pela primeira vez, a impressão que ele me deixou não foi das melhores. Na época, ele oferecia tão poucos recursos, que no máximo servia como uma espécie de quebra-galho, para editar textos simples e sem muita sofisticação. Inclusive, muitos usuários o apelidaram de “Wordpad online”! Por isto, confesso que não dei muita atenção para esta suíte de escritórios online, mesmo após a chegada das demais aplicações…
“Working together online with your colleagues has always been an essential part of Google Docs but with the launch of smart canvas last year, collaborating with others using the company’s office software has become even more intuitive. In order to help users sort through all of their documents in their inbox, the search giant is introducing automatically generated summaries in Docs which provide a brief overview of the main points in a document. While Google’s AI will suggest a summary for you, you can also edit a summary manually and this new feature is now generally available.”
— by TechRadar.
Mesmo assim, esta suíte de escritório online evoluiu de forma considerável e, apesar de não ser tão completa e sofisticada quanto as suítes offlines tradicionais como o Microsoft Office e o LibreOffice, ela não só possibilitava criar documentos “bons o suficiente para o uso geral”, como também contava com uma funcionalidade muito interessante: a edição colaborativa! Através dela, diversos usuários poderiam compartilhar e trabalhar no mesmo documento de forma simultânea. Por fim, o armazenamento “nas nuvens” também trouxe algumas vantagens interessantes, para o gerenciamento dos documentos produzidos.
E agora, ela deu mais um passo além, com o Google promovendo a adição de resumos gerados automaticamente para os documentos no editor de textos, os quais irão fornecer uma breve visão geral dos principais pontos a serem destacados, que por sua vez são sugeridos através da própria IA do Google! Apesar do processo de sugestão ser algo automatizado, o editor de textos também possibilitará aos usuários realizar a sua edição manual dos resumos, conforme as suas necessidades. Por fim, este novo recurso já está disponível para todos os usuários, que (obviamente) já possuem uma conta para este serviço.
Outra mudança interessante está no lançamento de um formato sem página no editor de textos, o qual permite aos usuários remover os limites de uma página para criar documentos, que por sua vez se expandem para utilizar toda a tela do dispositivo em uso (que pode ser um smartphone ou um tablet). Isto se dá pelo fato de que muitos usuários estão trabalhando em casa e consequentemente, menos documentos estão sendo impressos. Inclusive, até mesmo a quebra de página também será removida, transformando a visualização documento em questão em algo mais contínuo. Por fim, se for necessária realizar a impressão do documento, a exibição de margens e quebras de página poderá ser reativada novamente.
Na minha opinião, a maior contribuição do Google Docs nesta área, está no fato de entregar uma suíte de escritórios simples, intuitiva e fácil de usar, integrando apenas os recursos essenciais para a grande maioria dos usuários, que mal utilizam 1/4 dos recursos de uma suíte tradicional! Já para aquela pequena parcela que necessita de recursos mais sofisticados, ela pode ser perfeitamente bem atendida pelas soluções offline como o Microsoft Office e o LibreOffice. E de quebra, acrescentar novos recursos e funcionalidades (como as recém implementadas) que tornem a sua utilização mais fácil e intuitiva do que já é!
Entre outras pequenas novidades, melhorias e mudanças… &;-D