Em 1998 (ou 99, não me lembro direito), tive uma experiência incrível ao visitar uma Feira de Informática que aconteceu no RioCentro, em Jacarépaguá (RJ). Na época, visitei um estande no qual eram exibidos os coloridos e recém-lançados computadores Macintosh, produzidos e comercializados pela Apple. Além do equipamento ser dotado de um design espetacular, o seu sistema operacional também me deixou profundas impressões, em vista de sua belíssima interface…
“Last year, Google introduced Gmail’s integrated layout to declutter the email client by removing the extra sidebar and streamlining elements that had previously clogged up the page. The permanent switch forced everyone to move over to the Material Design 3-inspired view with a bubbly interface. Google’s Workspace apps have taken a lot of cues from that redesign, which is now arriving for Google Drive, Docs, Sheets, and Slides.”
— by Android Police.
Desde então, passei a acompanhar mais de perto as inovações relacionadas ao design & usabilidade, para as interfaces de sistemas, aplicações e utilitários em geral. O Google é uma empresa que também aposta alto neste quesito, o que culminou com o lançando o Material Design para o Android 5.0 “Lollipop”. Além disso, ele vem estendendo a implantação destes conceitos em outros serviços da empresa. Recentemente, o Gmail completou 18 anos e este serviço recebeu uma bela repaginada em sua interface. E agora, será a vez das aplicações do Workspace!
Dentre elas, estão as ferramentas Docs (texto), o Sheets (planilhas) e o Slides (apresentações), além do Drive (armazenamento nas nuvens). Uma pré-visualização foi disponibilizada no mês passado (fev/23), que nos possibilitou obter uma boa impressão em vista do acabamento limpo e organização minimalista da interface, tornando-a bastante funcional para as atividades do dia-a-dia. Estas mudanças são baseadas nas novas definições do Material Design 3, o qual havia sido lançado com o objetivo de tornar a interface menos “confusa”.
Nos próximos dias, as aplicações de escritório irão exibir as ações e ferramentas usadas com frequência na parte superior de suas interfaces, que por sua vez será representada por uma barra azul-clara com contornos arredondados (lembrando uma pílula). Esta irá abrigar os botões usuários e os menus suspensos, que por sua vez darão acesso aos recursos essenciais destas ferramentas. A barra lateral de comentários também foi repaginada, além do botão responsável pelos compartilhamentos receber cantos mais arredondados.
Fora uma série de pequenas melhorias, ajustes e reformulações…
Houve um tempo em que as interfaces “bonitinhas” (e seus temas personalizáveis) eram concebidas apenas com finalidades cosméticas, apenas com o objetivo de agradar aos usuários finais. Não mais! A estética e o acabamento se tornaram fundamentais nestes novos tempos, para garantir que os softwares e seus serviços associados promovam as melhores experiências possíveis em termos de usabilidade, eficiência e produtividade. Por isto, estas melhorias são muito bem vindas!
Só espero que não façam o uso exagerado de cores “gritantes”… &;-D