Lembro-me como se fosse ontem, o nascimento do Gmail! Ainda estava na faculdade, quando recebi de um velho colega, o convite para ter acesso ao novo serviço de e-mail do Google que naquela época, já chamava a atenção em vista de sua excelente ferramenta de busca. O Gmail ganhou um grande destaque na mídia, pois além de oferecer a capacidade de armazenamento de 1 GB (algo incrível para a época, pois em geral os serviços eram limitados a apenas 10 MB), ele era dotado de uma interface leve e ágil, além de funcionar muito bem em conexões lentas…
“Gmail has changed a lot over the past 18 years, and since the beginning, we’ve aspired to help billions of people around the world stay connected and get things done. Our latest changes bring helpful updates to every Gmail user, including the best of Google Workspace, combined with a fresh new look based on Google’s Material Design 3.”
— by Google (The Keyword).
Com o passar do tempo, o Gmail foi recebendo bastantes melhorias incrementais e se tornando mais completo, maduro e funcional. Mas, como havia decidido parado de usá-lo em prol de um domínio particular logo depois (sem contar os aspectos inerentes a garantia da minha privacidade), acabei não acompanhando a sua evolução ao longo dos anos. Por isto, não poderia deixar de lado uma publicação no blog oficial da empresa, a qual ela destaca a sua maioridade (18 anos, em abril/2014), além das novas mudanças em prol do design da interface e o seu reflexo na usabilidade (através do Material Design), bem como a integração com as suas ferramentas de produtividade nas nuvens (através do Google Workspace).
O Gmail também ganhou bastante popularidade após a integração de um aplicativo nativo ao sistema operacional Android, além de tornar a sua ferramenta de SPAM baseado em Inteligência Artificial mais aperfeiçoada, garantindo uma maior proteção contra ataques e malwares. Ferramentas de comunicação como o Chat, o Spaces e o Meet, passaram a ter uma interface unificada no próprio Gmail, dispensando a sua abertura em um aplicativo (para o Android) ou aba do navegador separada. Se porventura o usuário desejar personalizar como estas ferramentas serão exibidas na sua interface, bastará ele acessar as configurações rápidas e promover os ajustes que quiserem, de acordo com as suas necessidades.
Em breve, novos recursos voltados para a usabilidade serão implementados, especialmente para os usuários de tablets. Segundo o Google, o objetivo da empresa é tornar o serviço mais útil do que nunca, além de personalizável e bem integrado com os demais serviços que ela oferece, sendo utilizado tanto como um gestor de e-mail independente ou como um hub central, para facilitar a alternância com as demais aplicações. Apesar de não utilizar as suas ferramentas, confesso que gosto bastante destes serviços, especialmente o próprio Gmail!
E algo me diz que em breve, o seu navegador WEB será “a bola da vez”… &;-D