Dada as (enormes) pretenções da Microsoft em relação ao seu exclusivo, Halo Infinite certamente será um grande lançamento para a plataforma Xbox (assim que ele estiver disponível no mercado)! O problema é que por ser tão “grandioso”, o seu cronograma de desenvolvimento se tornou bastante complexo e para garantir que tudo funcione “dentro dos conformes”, será necessário um esforço enorme por parte de sua equipe de desenvolvimento. Inclusive, com grandes possibilidades para que a Lei de Murphy entre em cena…
“Halo Infinite is undoubtedly one of the biggest – if not the biggest – Xbox games of the year, but thus far, it’s had a fairly troubled development. Originally slated to be a launch title for the Xbox Series X last year, Microsoft and 343 Industries ultimately delayed the game into 2021, and now Halo Infinite is expected out during the holiday season. Now, 343 Industries has confirmed that Halo Infinite will be launching without two big features that have been important parts of the franchise for years.”
— by SlashGear.
Por isto, as constantes mudanças no cronograma original e os atrasos nas entregas, são eventos até mesmo esperados (surpresa mesmo seria se não houvesse problemas). Além de não ter sido lançado juntamente com os novos consoles da geração, Halo Infinite provavelmente não terá dois recursos importantes, os quais fora fundamentais para consagrar a série: segundo a 343 Industries, os modos Co-Op (campanha cooperativa) e Forge (para personalização de mapas) não estarão disponíveis, em vista da necessidade de prover mais refinamentos e assim, entregar um produto de qualidade para os fãs.
Segundo Joseph Staten, “focávamos em uma experiência de qualidade para o lançamento (e por isso), tomamos a decisão realmente difícil de atrasar o lançamento da campanha cooperativa para o lançamento, e também tomamos a difícil decisão de atrasar o lançamento do Forge”. O diretor em questão também afirmou que ambos os recursos deverão estar disponíveis apenas na 2a. e 3a. temporadas respectivamente, as quais deverão acontecer a cada três meses. Apesar da má notícia, ele também declara que a empresa está 100% comprometida em cumprir o agendamento e entregar Halo Infinite na data marcada!
Lembrem-se de que diferente dos títulos anteriores, o novo Halo será um jogo que irá adotar o modelo GaaS (Game as a Service), os quais geralmente são disponibilizados na modalidade Free-to-Play (assim espero) e aprimorados de tempos em tempos, sendo monetizado através da micro-transações, de oferta de serviços agregados e da entrega de conteúdos adicionais. Entregar um jogo-base polido e estável (sem bugs), além de ser dotado dos recursos essenciais (mesmo limitados), será muito bem vindo para aqueles que vierem a experimentá-lo. Pois se gostarem, certamente eles estarão ansiosos pela chegada das novas temporadas e das melhorias tão desejadas!
Só tomem cuidado para não transformá-lo em um novo Cyberpunk 2077… &;-D