Eis, os três grandes jogos FPS que me encantaram na minha juventude: Quake, Unreal e Halo! O primeiro me apresentou a imersão dos mundos em 3D (já que na época, jogos FPS populares como DOOM, Heretic, ROTT, Duke Nukem 3D, Hexen e Blood, não suportavam aceleração gráfica). Já o Unreal se mostrou o grande concorrente de Quake, por se destacar ao mostrar cenários imenso e a sua beleza gráfica, proporcionada pelos efeitos de iluminação e cores (pois em geral, os jogos tinham palhetas de cores limitados a 16 bits e Unreal me deixou maravilhado com os seus 32 bits). Já Halo, bem: pena que chegou um pouco atrasado…
“I joined 343i right as the team was wrestling with feedback from the July campaign demo. This discussion boiled down to one fundamental truth: we needed more time to do things right. That included pushing hard in the Fall, giving the team time to recharge over the Holidays, and then coming back in January to finish the game at a healthy pace. Because Halo Infinite in the Fall of 2021… is just the beginning of the adventure.” — by Halo Oficial Site.
Pelo visto, Halo continuará com a sua saga em chegar atrasado! Joseph Staten (designer que fez parte da equipe da Bungie, que por sua vez desenvolveu as primeiras versões de Halo), declarou que ainda levará um tempo para realizar os ajustes necessários, para tornar o novo Halo: Infinite um jogo memorável, tal como aconteceu nas edições anteriores. Em destaque, a necessidade de realizar atualizações na parte gráfica (a qual foi muito criticada na demonstração da campanha) e promover customizações do personagem para o modo multiplayer. A sua estimativa é de que ele estará pronto apenas no 2o. semestre do ano que vem e até lá… paciência!
Até então, eu era um gamer da plataforma PC desktop e foi justamente por causa de Halo e a sua excelente jogabilidade, que passei a considerar os consoles como uma séria opção para os meus jogos FPS preferidos (na época, havia um certo “preconceito” em relação ao uso de joysticks ao invés de teclado & mouse). Graças ao Halo, hoje sou um gamer da plataforma console e se tudo ocorrer bem, no final de 2021 terei o terceiro console Xbox: o Series S! Quem sabe, o próprio Halo: Infinite seja o jogo de estréia? Muito provavelmente eu voltarei a assinar o serviço Game Pass Ultimate e pelas políticas da Microsoft, todos os exclusivos dela estarão disponíveis no serviço em questão.
Enquanto isso, vou curtindo a coletânea Halo: The Master Chief Collection… &;-D