… ferramenta de buscas do planeta! Na época, o Yahoo! era o líder em pesquisas na Internet, além de oferecer também um bom serviço de mensagens eletrônicas (se não me falha a memória, foi através dele que cadastrei o meu primeiro e-mail). No entanto, os resultados de sua página não eram exibidos de forma clara e objetiva, além de ter a sua interface poluída por diversas propagandas e outros conteúdos. Fundado por Larry Page e Sergey Brin, o grande diferencial do Google em relação ao Yahoo! e os demais, estava na sua forma de trabalhar…
“It wasn’t that long ago when finding the answers to simple questions like this wasn’t all that simple. You might call a friend or family member who was handy in the kitchen, or hope that a cookbook at home had some instructions. Or, unsure of where to look for the answer at all, you’d just grab a kitchen knife and do your best. Twenty-five years ago we launched Google Search to help you find answers to questions big and small. Since then, billions of people have turned to our products to do just that – to satisfy their curiosity. To start a business. To start a journey. To cut a pineapple.”
— by Google (The Keyword).
Além de promover as páginas com conteúdos mais relevantes para o usuário, o Google entregava uma interface simples e minimalista, trazendo tão somente as informações essenciais para que os usuários realizassem as suas pesquisas, sem serem incomodados por informações inúteis ou anúncios indesejados. Desde então, a empresa se consolidou não só no ramo das buscas e indexações de páginas na Internet, como também passou a oferecer diversos serviços relacionados. De lá para cá, se passaram 1/4 de século de muitas histórias e conquistas (embora ela não faça questão de lembrar os seus poucos fracassos durante este período).
Para comemorar esta marca, o Google (através do seu blog The Keyword) publicou uma coletânea de postagens interessantes sobre a empresa e sua história, com destaque para os 25 fatos interessantes em comemoração aos seus 25 anos, além dos serviços que passaram a ser oferecidos ao longo de sua existência. Até mesmo um quiz sobre curiosidades e temas diversos envolvendo a empresa, se encontra disponível! Por fim, o Google também aproveitou a oportunidade para divulgar as suas iniciativas em prol da educação, como é o caso do financiamento de 10 milhões de dólares em prol de 300 mil estudantes para aprimorar os seus conhecimentos técnicos e habilidades em robótica e inteligência artificial.
O que esperar para os próximos 25 anos? Como muitos atletas costumam dizer, “chegar ao topo é fácil, difícil é se manter lá” e por isto, acredito que o Google certamente irá se reinventar, tal como fez a Microsoft e a Apple, para não perder a sua força e posição no mercado! Inclusive, não ficaria surpreso ao saber que a Alphabet Inc. se tornasse a marca mais relevante de todo o grupo, já que foi criada justamente para controlar não só o próprio Google, mas também as outras subsidiárias, que também possuem negócios e segmentos bem distintos.
E em pensar que um dia, o Yahoo! poderia ter comprado o Google… &;-D