Há muitos anos, o mercado de placas gráficas não se resumia a apenas dois grandes nomes, tal como é nos dias atuais com a nVidia e a AMD/ATI. Outros como a 3dfx, a Imagination Technologies e a Rendition, também fizeram parte desta incrível história, ao lançarem GPUs como as Voodoos, as PowerVR e as Verités! Mas por questões estratégicas, ela havia decidido sair deste segmento, para se dedicar ao mercado dos dispositivos móveis. Anos depois, suas GPUs reinaram em dispositivos de baixo consumo, como os smarphones e os consoles portáteis…
“At the event, Innosilicon announced two models in the Fantasy One line-up: “Type A” and “Type B”. Type A is a consumer and workstation graphics card that sports a single “Fantasy One” GPU. Innosilicon says that the GPU offers 5 TFLOPS of single-precision compute, which is a little underwhelming in the current market. However, the company also claims some 160 Gigapixels/second of pixel fillrate. That puts it in similar territory to the GeForce RTX 3090—at least as far as that one specification goes, anyway.”
— by Hot Hardware.
Mas pelo visto, ela irá retornar para o mercado de GPUs para PCs desktops! A Innosilicon e a ImgTec (Imagination Technologies) anunciaram há alguns meses uma parceria, na qual resultou no lançamento de novas placas chamadas Fantasy One, as quais se destacam por serem as primeiras unidades gráficas chinesas de ponta (embora usem IP licenciado do Reino Unido). No evento presidido pela Innosilicon, foram anunciados dois modelos da linha Fantasy One: as Type A e Type B. A primeira é uma placa de vídeo mais simples, dotada de uma única GPU e designada para estações de trabalho; já a segunda é uma placa mais robusta, dotada de múltiplos chips e projetada para oferecer o mais alto desempenho.
Dentre as especificações técnicas, a Type A terá 16 GB de memória VRAM GDDR6X, conectadas a um barramento de 128 bits e entregando uma vazão de dados de 304 GB/s, além de suportar conexões VGA, HDMI 2.1, DisplayPort 1.4 e um conector de alimentação externo de 6 pinos. Já a Type B terá duas GPUs e 32 GB de memória VRAM GDDR6, embora o barramento não seja mencionado (muito provavelmente ela deve dispor de 256 bits), além de um conector de alimentação externo de 8 pinos. As placas Type A também terão versões low-profile, porém estas utilizam coolers menores e não possuem o conector de alimentação externo e por isto, certamente irão oferecer uma performance mais modesta, em relação a principal.
Embora sejam produzidas na China (priorizando o seu mercado interno), estas placas muito provavelmente se tornarão belas concorrentes para a nVidia e AMD/ATI, se juntando a Intel para oferecer aos consumidores, um maior leque de opções. Elas terão drivers para o sistema operacional Windows e suportará as APIs Direct X, OpenGL, Vulkan e OpenCL. Porém, não há menções em relação ao suporte de tecnologias para upscaling, como a DLSS, a FSR e a XeSS, bem como o suporte para o Ray-Tracing. De qualquer forma, não deixa de ser uma notícia interessante, especialmente em se tratando de uma GPU sempre se destacou por oferecer uma excelente relação entre alta performance e baixo consumo!
Mesmo assim, não compraria um PC gamer “xing-ling”… &;-D