Atualmente, as nVidia e a AMD são os principais (para não dizer os únicos) fabricantes de produtos voltados para a computação gráfica em geral, embora há alguns anos outros fabricantes também ofereceram produtos interessantes para o mercado: 3dfx, Matrox, Rendition, PowerVR, S3 Graphics, SiS, etc. O problema é que dada a quantidade reduzida de concorrentes, somos nós (consumidores) que acabamos sofrendo com o alto preço destes produtos. Por isso, torço bastante para que a Intel também entre nesta “briga de cachorro grande”…
“Intel today (16/ago) revealed the brand for its upcoming consumer high-performance graphics products: Intel® Arc™. The Arc brand will cover hardware, software and services, and will span multiple hardware generations, with the first generation, based on the Xe HPG microarchitecture, code-named Alchemist (formerly known as DG2). Intel also revealed the code names of future generations under the Arc brand: Battlemage, Celestial and Druid.”
— by Intel Newsroom.
Se ao menos ela não puder concorrer “de igual para igual” com a nVidia e a AMD (o que acho improvável à curto e médio prazo, em vista do know-how destes dois fabricantes), que ao menos ela traga bons produtos alternativos e que ofereçam uma boa relação de custo vs benefício. Eis, o anúncio da marca Intel Arc, a qual será designada para oferecer uma linha produtos designados especialmente para o mercado gráfico, unificando hardware, softwares e serviços e abrangendo várias gerações de equipamentos e dispositivos de alto desempenho!
A primeira geração, baseada na microarquitetura Xe HPG, terá o codinome Alchemist (anteriormente conhecido como DG2), assim como as próximas gerações também já possuem o codinome definido: Battlemage, Celestial e Druid. Embora há anos ela vem aperfeiçoando as suas soluções gráficas, será a partir deste anúncio que ela declara oficialmente, que irá buscar o seu espaço no mercado de alto desempenho gráfico. Isto se dá em virtude da arquitetura da Intel Xe ser altamente escalonável, abrangendo desde sistemas “discretos” (dotados de GPUs integradas) a soluções voltadas de datacenters para supercomputadores.
Já os próximos produtos gráficos Intel Arc serão baseados na microarquitetura Xe HPG, a qual é o resultado da convergência entre as icroarquiteturas Xe LP, HP e HPC. Todas elas (inclusive a própria Alchemist) irão oferecer suporte para a tecnologia Ray-Tracing, para a Inteligência Artificial e para a API gráfica DirectX 12 Ultimate. E em um futuro não muito distante, ela também pretende oferecer boas experiências para a criação de conteúdos e por isto, também entregará uma linha completa de softwares e serviços para suportar estas demandas.
Infelizmente, estas GPUs só estarão disponíveis a partir de 2022… &;-D
Meu amigo, parabéns pelo Site e muito sucesso!!!
Obrigado! &;-D