Intel Arc B570: será esta, a placa de vídeo intermediária que irá…

… desbancar a Nvidia GeForce 4060? Com a AMD “jogando a toalha” pelo mercado de placas gráficas de alta performance e as (não tão) recentes investidas da Intel para ganhar o seu espaço, em breve teremos uma grande oferta de placas de vídeo designadas para mercado intermediário, as quais oferecem uma boa relação de custo vs benefícios, além de ser o segmento que possui o maior volume de vendas. Muitos acreditam que a Nvidia ainda irá manter a sua liderança, embora seja bastante pressionada pela AMD com os seus bons produtos. Já a Intel…

“Intel just released one of the best graphics cards you can buy – the Arc B570. As you can read in my Intel Arc B570 review, it delivers solid gaming performance at 1080p, and at a price we haven’t seen in years. But it faces some stiff competition from Nvidia in the form of the RTX 4060. I put the two budget GPUs on the test bench to see how they hold up in a variety of games, and I’ll walk you through the results I gathered. Although both cards are excellent options under $300, Intel’s new Arc B570 is hard to argue with considering how much less expensive it is than the Nvidia competition.”

— by Digital Trends.

Muitos ainda enxergam a empresa como “azarão” nesta corrida, exceto Jacob Roach (editor do portal Digital Trends): com base em suas conclusões na análise recém publicada sobre a placa de vídeo Intel Arc B570, ele acredita que a Nvidia terá uma enorme dor de cabeça em termos de concorrência! A Arc B570 não só rivaliza em termos de desempenho contra a GeForce 4060, como também possui um valor bem mais acessível, se comparado a esta última. Por apenas US$ 220, definitivamente ela oferece uma relação custo vs benefício superior a placa da Nvidia, que atualmente não será encontrada por menos de US$ 300!

A Arc B570 possui algumas especificações acima da GeForce 4060, destacando-se a velocidade de clock (2.67 vs 2.46 GHz), a quantidade de memória RAM (12 vs 8 GB) e o barramento da memória (192 vs 128 bits) e a quantidade de núcleos Tensor/XMX (160 vs 96). No entanto, ela está abaixo em relação a quantidade de núcleos RTX (24 vs 20) e TDP (115 vs 190 Watts). Inclusive, vale lembrar que embora a Arc B570 tenha um barramento de memória mais largo, a GeForce 4060 compensa a limitação por oferecer uma pequena quantidade de memória cache L3. Por fim, a Arc B570 aparentemente é mais dependente das CPUs e segundo a sua própria análise, sistemas que utilizam unidades mais antigas podem se tornar um gargalo.

Um teste de performance conduzido por Roach mostrou que na maioria dos jogos, a GeForce 4060 se sobressai em comparação a Arc B570, destacando-se em títulos como “Assassin’s Creed: Mirage”, “Call of Dutty: Modern Warfares 2”, “Forza Motosport”, “Horizon Zero Dawn (Remastered)” e “Black Myth: Wukong”. Já nos demais títulos, como “Cyberpunk 2077”, “Red Dead Redemption 2” e “Returnal”, a Arc B570 se sobressai! Por fim, a performance de ambas as placas são tão próximas em “Dying Light 2”, que podemos considerar um empate técnico entre as duas (100,7 vs 98,9 FPS). Aproveitei a oportunidade para tirar a média das pontuações de ambas as placas e a Nvidia venceu a disputa: 78.13 vs 70.97 FPS.

Embora o Intel Arc B750 tenha feito uma boa apresentação, ainda prefiro a Nvidia GeForce 4060 por causa de um único motivo: o consumo de energia! Além de gastar muito menos eletricidade (apenas 60%) e gerar menos calor, a médio e longo prazo a diferença de preço entre elas será compensada na conta de luz reduzida, além de proporcionar uma maior duração dos componentes internos do PC desktop (já que eles estarão menos expostos ao calor gerado. Porém, estou feliz pela Intel nos oferecer opções alternativas e obrigar as concorrências lançarem produtos que não só possam competir pela supremacia, como também sejam mais acessíveis.

Pois pagar mais de 300 dólares em uma placa de vídeo, nem F******! &;-D