Embora não seja fã de processadores de alta performance, não deixo de acompanhar as análises feitas para as principais linhas produtos, que se encontram disponíveis no mercado. Tanto a Intel quanto a AMD, há tempos vem promovendo as suas poderosas unidades Core i9 e Ryzen 9, destacando as suas qualidades (e tirando o foco dos seus defeitos)! E por se tratar de duas empresas que possuem as suas respectivas comunidades de fanboys, muitos comparativos acabam sendo parciais e não raro, deixam de explorar aspectos importantes de cada produto…
“If you’re building the ultimate gaming rig, you’ll want to know the answer to this question: What is the best gaming processor you can buy? Is it the AMD Ryzen 9 7950X3D or the Intel Core i7 14900K? We’re here to answer that question. When it comes to the question of Core i7 14900K vs Ryzen 9 7950X3D, both processors have their strengths and weaknesses, and both go about things in different ways. The 14900K goes for the brute force approach, offering clock speeds as high as 6.0GHz. Other things being equal, a higher clock speed means higher performance. Its problem is it runs hot and requires a lot of power when presented with a full load.”
— by PC Gamer.
Atualmente, o Intel Core i9 14900K e o AMD Ryzen 9 7950X3D são as unidades mais poderosas que se encontram disponíveis no mercado! Para variar, as suas especificações técnicas são ligeiramente diferentes, o que tornam estes comparativos mais interessantes! No caso do Core i9, ele se destaca por dispor de mais núcleos baseados no design big.LITTLE (16 de alta performance e 8 eficientes), além de alcançar altíssimas frequências (3.2 e 6.0 GHz para os núcleos de performance; 2.4 e 4.4 GHz para os núcleos eficientes). No entanto, ela deixa a desejar no consumo de energia, com TDP que chega a até 253 Watts.
Já o AMD Ryzen 9, esta unidade não utiliza o design big.LITTLE e se limita a “apenas” 16 núcleos de alta performance, além de não ser tão flexível no escalonamento das frequências (4.2 GHz de base e 5.7 GHz em modo turbo). No entanto, ele oferece quase 4x mais memória cache L3, apesar de possuir a metade da memória cache L2, se comparado com a unidade Core i9. Já em relação ao consumo de energia, o processador da AMD é bem mais econômico no modo turbo se comparado com o processador da Intel, com TDP chegando a “apenas” 162 Watts. E por incrível que pareça, O Ryzen 9 é mais caro que o Core i9, custando US$ 699 (a unidade da Intel está cotada em “apenas” US$ 589)!
Já em relação aos testes de performance, estes foram feitos tanto com base na execução de jogos nas definições Quad-HD (1440p) e 4K (2160p), quanto com base em ferramentas sintéticas para a medição de performance. Em geral, o Ryzen 9 se saiu melhor nos diversos testes baseados nos jogos, ao passo que o Core i9 superou o adversário apenas no teste sintético. Porém, em um teste final feito para medir o consumo de energia e a dissipação térmica dos processadores, o Core i9 foi praticamente massacrado pelo seu concorrente, deixando muito a desejar neste quesito! Resultado final: o AMD Ryzen 9 7950X3D foi o vencedor da disputa!
Se antes, era um grande entusiasta do design big.LITTLE, agora confesso que as minhas expectativas caíram bastante, em relação ao seu uso. Além de se tornar praticamente “inútil” em sistemas de alta performance (e me pergunto porquê a Intel insiste em usá-lo nestas unidades, já que elas não acrescentam muito tanto para a performance quanto para o baixo consumo), ele também acaba trazendo mais complexidades para a arquitetura de processadores que fazem o seu uso! Por incríve que pareça, a abordagem da AMD parece fazer mais sentido, especialmente apostando em CPUs com a quantidade de memória cache reduzida (Zen4c).
Ainda bem que as novas CPUs Core i3 não “sofrem” com esses problemas! &;-D