Embora a Intel tenha o domínio do mercado de IGPs, em vista destas unidades gráficas já vierem integradas aos seus processadores, a performance oferecida por elas (até então) nunca foi das melhores, se comparados com os IGPs oferecidos pela AMD. Mas a partir do momento em que a empresa lançou a sua reformulada arquitetura gráfica Íris Xe, as coisas começaram a ficar “esquisitas” para a AMD! Embora continue oferecendo os melhores gráficos integrados, as diferenças de performance entre os IGPs Radeon e Íris Xe reduziram bastante…
“AMD “Strix Halo” isn’t just a mobile processor with an oversized iGPU meant to power “gaming ultraportables,” it has other potential applications such as game consoles (both handheld and standalone). Not willing to cede this market to AMD, Intel is reportedly readying its own such chip, which is being reported as the “Arrow Lake Halo” for the lack of an official name. This chip will feature a large iGPU based on the Xe2 “Battlemage” graphics architecture, the variant of Xe2 Intel plans to use for its next-generation Arc discrete GPUs…”
— by TechPowerUp.
Pelo visto, a situação irá ficar mais complicada ainda para a AMD: a Intel irá produzir um novo processador baseado na arquitetura Arrow Lake, o qual terá um IGP poderoso o suficiente para desbancar as poderosas APUs AMD “Strix Halo”, que por sua vez são designadas para o mercado de consoles portáteis e notebooks voltados para jogos e aplicações gráficas! Esta variante, que por ora está sendo batizada de “Arrow Lake Halo” (pois ainda não possui um nome oficial), irá contar com unidades gráficas baseadas na renovada arquitetura Íris Xe2 “Battlemage”, a mesma que será utilizada nas novas placas de vídeo da empresa.
Sabendo-se que o principal gargalo destas unidades é a largura de banda da memória RAM, a Intel pretende fazer o mesmo que a AMD e adotar canais de memória com largura de 256 bits (ao invés dos 128 bits usados em máquinas “normais”), além de optar por chips de memória baseados no padrão LPDDR5/x. Para se ter uma idéia do quanto poderosas estas unidades pretendem ser, alguns rumores sugerem que o IGP da APU AMD “Strix Halo” é capaz de renderizar gráficos na resolução QHD (1440p) ou até mesmo em 4K (2160p), através do uso da tecnologia FSR 3. Acredita-se que o produto da Intel deve ao menos, alcançar o mesmo patamar.
Embora sejam voltadas para dispositivos móveis, torço para que estas soluções também sejam utilizadas em PCs desktops ultra-compactos, como é o caso daqueles oferecidos pela Minisforum ou até mesmo pelos fabricantes que decidiram abraçar o formato NUC! Embora não pretenda utilizar estas máquinas como consoles, tenho a esperança de que elas ofereçam uma performance suficiente o bastante, para rodar alguns jogos (mesmo em definição HD) que possuem bons conteúdos extras, mas que no momento só se encontram disponíveis para a plataforma PC.
E de quebra, tirar o máximo proveito de sua unidade gráfica… &;-D