Intel revela detalhes sobre o suporte ao Ray-Tracing para Linux!

Há muitos anos, o suporte a aceleração gráfica no Linux era algo bem precário. Na época, a nVidia e a AMD disponibilizavam drivers proprietários, os quais entregavam uma performance bem abaixo, se comparados com os equivalentes para o Windows. Já em relação aos chipsets com IGPs integrados como a Via e a SiS, a situação era pior: além de não oferecerem drivers e nem sequer prestar suporte, as alternativas livres não eram estáveis o suficiente para serem utilizados! Por isto, nos restava apenas a opção de utilizar os limitados drivers VESA…

“Jason Ekstrand presented at XDC2021 about their low-level bits around ray-tracing support, including their use of Intel’s Embree ray-tracing code. The talk does also cover areas where they could potentially share more code with Intel’s Windows driver, possible code sharing with the Mesa Radeon Vulkan driver “RADV”, and other interesting technical aspects of this big feature work going on for the Intel open-source driver.”

— by Phoronix.

Já em relação a Intel, as coisas eram bem diferentes (mesmo naquela época)! Apesar de seus IGPs não oferecerem uma performance decente para o uso de aplicações gráficas mais pesadas, eles davam conta de aplicações mais simples e jogos mais antigos. Poderíamos até mesmo utilizar os efeitos visuais gráficos no KDE ou GNOME, através do compositor de janelas Compiz Fusion! Graças a ela, não só temos bons drivers de código aberto, como também um suporte decente! Desde então, passei a preferir as soluções da Intel e por isso, meus dois últimos computadores foram baseados nas plataformas desta empresa.

O tempo passou, as suas unidades gráficas evoluíram e agora, elas representam uma séria ameaça para a nVidia e AMD, pelo fato de suas futuras placas de vídeo entregarem uma performance boa o suficiente para concorrer com as linhas intermediárias! E o Linux não ficou de fora: na conferência de desenvolvedores promovida pela fundação X.Org, Jason Ekstrand (Engenheiro de Software responsável pelo desenvolvimento de drivers gráficos para o Linux) realizou uma apresentação, na qual ele promove o suporte para a tecnologia Ray Tracing! Se por um lado os usuários do Windows estão entusiasmados pelas perspectivas em relação ao suporte para API DirectX 12 DXR…

… para os usuários de Linux (e outras plataformas abertas), o mesmo se dá para o suporte as extensões RTX para a API Vulkan. Segundo o Phoronix, os trabalhos já estão em andamento e a expectativa é de que o suporte já esteja maduro o suficiente, assim que as placas de vídeo da série Alchemist estejam disponíveis no mercado. Ekstrand também compartilhou alguns detalhes em relação as instruções e os códigos de baixo nível em desenvolvimento, os quias fazem o acesso direto ao hardware da Intel e o uso da coletânea de bibliotecas Embree, que também foi concebida para dar suporte ao Ray Tracing.

Não é que eu esteja interessado em executar aplicações ou jogos que façam o uso do Ray Tracing no Linux; para mim, o importante é que os futuros IGPs a serem oferecidos pela Intel não só entreguem uma boa performance gráfica, como também sejam plenamente suportados no meu sistema operacional preferido! E neste aspecto, a Intel se mostra à frente da AMD e nVidia, por dispor de drivers de código-aberto bem estáveis amadurecidos, embora as demais empresas também tenham melhorado bastante nestes aspectos, em relação ao Linux.

E se eu fosse a Valve, trocaria a plataforma da AMD pela Intel… &;-D