A Dell recentemente havia anunciado a criação de um novo padrão de módulos de memória RAM, voltados para os dispositivos portáteis e com o objetivo de substituir os tradicionais módulos SODIMM. Este é o CAMM (Compression Attached Memory Module), que se diferencia por permitir uma maior densidade de chips, além de suportar velocidades mais altas. Eis, dois quesitos em que os módulos SODIMM deixam a desejar e por isto, a Dell teve esta iniciativa…
“The JEDEC standards body is set to adopt the CAMM module format as the next memory standard to supersede the long-standing SODIMM for laptop memory, according to reports. (…) But now it appears that the JEDEC Solid State Technology Association intends to take Dell’s CAMM design and formalize it into an official standard that other manufacturers will be able to use.”
— by The Register.
Inclusive, a JEDEC (uma organização comercial independente formada por várias empresas da indústria de semicondutores e criada para estabelecer padrões para a indústria de semicondutores, o que não quer dizer que eles sejam abertos ou livre de patentes) deseja formalizar o novo padrão de memórias desenvolvido pela Dell, para ser utilizado em substituição ao tradicional SODIMM! As especificações 1.0 deverão ser finalizadas ainda este ano, para que os empresas possam fabricar os novos módulos de memória baseados neste padrão.
O problema é que, por se tratar de um padrão proprietário (da Dell), existem muitas apreensões quanto ao seu uso, já que a Dell teria uma autonomia para cobrar uma taxa de licença de uso (para cada laptop que a suporte ou módulo de memória criado com base nestas especificações) ou se a empresa irá abrir mão destas taxas, para incentivar uma adoção mais ampla (e a partir daí, ela decidir cobrar). No momento, não há informações referentes sobre este assunto.
Isto me fez lembrar um (triste) episódio protagonizado pela Intel, quando ela lançou os seus primeiros processadores Pentium 4 que por sua vez, exigiam a utilização de módulos de memória RAMBUS. Apesar desta tecnologia oferecer uma boa performance, os custos de licenciamento, os altos preços dos módulos e alguns problemas técnicos, acabaram decretando o seu fim assim que os novos chipsets com suporte para as memórias DDR chegaram ao mercado.
Será que veremos este filme de novo? Espero que não… &;-D