Para aqueles que não conhecem, Return to Castle Wolfenstein foi um dos FPS mais conceituados em sua época de lançamento (2001), recebendo excelentes análises e avaliações! Baseado na engine ID Tech 3 (a mesma do Quake 3), este título se baseou na 2a. Guerra Mundial como pano de fundo para as suas narrativas e eventos, conquistando um sucesso tão grande, que praticamente redefiniu um novo gênero de FPS. Jogos como Call of Dutty, Medal of Honor e Battlefield 1942, praticamente se popularizaram muito “na onda do RtCW”…
“Around six and a half months ago, AMD Core Tech Group Graphics Engineer Dihara Wijetunga announced he was working on a Return to Castle Wolfenstein path tracing mod. We got an update in late August with a handful of fresh screenshots. Now that 2022 is almost behind us, Wijetunga revealed the new implementation of all the main temporal upscaling technologies (AMD FSR 2, NVIDIA DLSS 2, and Intel XeSS) into the Return to Castle Wolfenstein path tracing mod. Added FSR 2, DLSS 2, and XeSS to the RTCW path tracer over the weekend! Wanted to tackle something easier after working on the path tracing side.”
— by WCCFTech.
Mas será que daria para jogá-lo nos dias atuais, mesmo com toda a sua defasagem tecnológica? Infelizmente, não. Apesar de ter contado com excelentes gráficos na época, o suporte para resoluções maiores, texturas de alta definição e efeitos dinâmicos de iluminação, se tornaram essenciais para os títulos modernos. E se colocarmos a tecnologia Ray-Tracing em pauta, aí é que as coisas ficam mais complicadas! Felizmente, um dos engenheiros gráficos da AMD resolveu por a mão na massa e promover atualizações para este grande clássico dos jogos FPS!
Dihara Wijetunga havia anunciado que trabalhava em uma modificação, a qual trouxe o suporte para a tecnologia RTX, além de ter publicado alguns screenshots para demonstrar a evolução do projeto. E nesta última semana, foi a vez das tecnologias AMD FSR 2, NVIDIA DLSS 2 e Intel XeSS, todas elas designadas para promover o aumento da resolução nativa, através do uso de Inteligência Artificial para reconstruir a imagem e colocar “os pixels que estão faltando”. Graças a isto, não só teremos avançados efeitos de iluminação, como também poderemos rodá-lo em altíssimas resoluções, mesmo em equipamentos mais modestos.
Apesar de estar muito feliz com esta iniciativa, torço para que também sejam feitas melhorias para a engine do jogo. Felizmente, por se tratar de um título da ID Software (John D. Carmack é uma grande apoiador do Software Livre e contribuidor de vários projetos), o código-fonte foi liberado para o público geral sob os termos da licença GNU GPL, o que possibilita a qualquer interessado em ajudar no seu desenvolvimento. Inclusive, não só RtCW como também outros grandes clássicos desta empresa estão disponíveis sob os termos desta licença. Mesmo assim, é necessário adquirir uma licença de uso para estes jogos, uma vez que os demais conteúdos ainda são proprietários e protegidos por direitos autorais.
Em meados de 2023, teremos a versão final deste incrível jogo! Até lá… &;-D