Já havia dito em outras oportunidades, que sou fã de jogos dotado de estilos cartunescos! Além de serem belos e exuberantes a sua maneira, não deixam nada a desejar em comparação aos jogos com o perfil foto-realistas, ao mesmo tempo em que consomem bem menos recursos de hardware da plataforma em uso, permitindo extrair o máximo de sistemas até mesmo mais modestos, dotados de IGPs ao invés de placa gráfica dedicada. Por fim, eles também possibilitam os desenvolvedores se focarem em aspectos mais importantes…
“Dauntless has confirmed that it’ll launch natively on PlayStation 5 and Xbox Series X|S on December 2. The game will support high-resolution visuals and faster load times brought by next-generation consoles. After the launch, PlayStation 5 players can claim and download the enhanced version of Dauntless for free from the PlayStation Store. Players on Xbox Series X|S will automatically receive the enhanced version of Dauntless via Smart Delivery.”
— by WCCFTech.
Um deles é o Dauntless, um jogo de RPG MMO e “free-to-play” (gratuito para jogar) desenvolvido pela Phoenix Labs e que conta com versões para as plataformas PC, PlayStation 4, Xbox One e até mesmo o Nintendo Switch! Nele, o jogador se torna um Slayer, uma classe que tem como principal atividade, caçar criaturas poderosas chamadas Behemonths e assim, proteger a humanidade. Com o lançamento da 9a. geração de consoles, obviamente seria uma questão de tempo para que a empresa lançasse uma versão remasterizada deste jogo, já que este é mais um daqueles títulos que se tornaram plataformas GaaS (Games as a Service).
Dauntless terá os seus gráficos remodelados, entregando novas iluminação e atmosferas, distância de visão aprimorada, neblina volumétrica e outros efeitos, até texturas de ambiente retrabalhadas, árvores, água, grama e sombras de qualidade superior. Em termos de definição, ele irá suportar o 4K (exceto o Xbox Series S, limitado a “apenas” 1440p) e taxas de atualização a 60 FPS, além de utilizar outros recursos específicos das plataformas, como o áudio 3D e funcionalidades do controle DualSense do PlayStation 5. E pelo fato de ambos os consoles utilizarem soluções de armazenamento baseadas em SSDs, o carregamento do jogo será até 90% mais rápido, se comparado com as outras plataformas.
Esta novidade simplesmente passaria batido, até o momento em que assisti a apresentação do vídeo promocional, hospedado no Youtube. O que me deixou impressionado é que, apesar do jogo adotar um design mais cartunesco (teoricamente mais limitado quanto a detalhes e efeitos visuais), ele ficou incrívelmente bonito e pode-se dizer que sob muitos aspectos, é tão bom ou melhor que muitos jogos foto-realistas que conhecemos! Tão bom, que se tornou a minha referência oficial quanto a qualidade gráfica de jogos cartunescos! E para aqueles que já curtiam o jogo na geração anterior, não precisarão ficar preocupados com o perfil dos personagens criados, já que o suporte a geração cruzada estará garantido para as 7 plataformas atuais.
O novo Dauntless estará disponível a partir de 2/dez. Até lá… &;-D