Se existe uma categoria de jogos eletrônicos que tenho uma certa relação de amor e ódio, esta é a de esportes! Apesar de não curtir a grande maioria das modalidades em geral, sou fã de jogos de futebol e por isto, também pratico regularmente tanto no mundo “real”, quanto no “virtual”. Das poucas opções de títulos disponíveis (nos consoles), o PES (Pro Evolution Soccer) se tornou o meu favorito! Mas infelizmente, o atual sistema de lançamentos constantes (a cada ano), os altos preços praticados e a defasagem das listas de jogadores, afetam negativamente a boa experiência proporcionada por estes títulos…
“As part of the gamescom 2021 virtual event, Konami released the first gameplay trailer for eFootball, its free-to-play football game due this Autumn on PC and consoles. The Japanese publisher also shared extensive details on the new gameplay features and improvements planned for the first Unreal Engine powered edition.”
— by WCCFTech.
Então, pensei: porquê estes títulos não se tornam serviços? Dada as suas particularidades, eles se encaixariam muito bem nesta categoria, já que são softwares que precisam de atualizações constantes (devido a movimentação de jogadores no mercado) e podem ser moldados para entregarem apenas uma parte do conteúdo desejado pelos jogadores. Não preciso ter acesso a todos os times, bem como dispor de todas as formas de competições! Assim, um jogo-base gratuito que pode dar o acesso a um conjunto bem reduzido de opções, mas oferecendo conteúdos extras através de uma subscrição paga, não seria bem mais interessante? Por exemplo, eu mesmo só jogo as partidas em caráter de amistoso!
Felizmente, as minhas “preces” parecem estar sendo ouvidas: a Konami irá lançar uma nova edição do eFootball (antigo PES), porém gratuíto e na modalidade de serviços, oferecendo extras através de uma edição premium ou de vendas de DLCs. Além disso, o jogo será baseado em uma nova engine (Unreal) e adaptado de forma a rodar em diversas plataformas (de dispositivos móveis a consoles), oferecendo a possibilidade de partidas onlines sem limites! Com o lançamento previsto para o final deste ano, ela resolveu publicar um trailler, para mostrar a evolução do novo jogo durante o seu desenvolvimento.
Dentre as melhorias implementadas, elas estão focadas em: controle do toque de bola; dribles de corpo no defensor; roubada de bolas e criação de chances; imposição física nas disputas; mecânicas para duelos individuais; estilos de jogos aprimorados para times sem a bola; aproximação de câmera para duelos individuais; entre outras melhorias adicionais. No entanto, algumas destas melhorias não estarão disponíveis de imediato, já que a própria Konami já declarou que o jogo se portará mais como uma espécie de demonstração bem básica no ato do seu lançamento, entregando-as posteriormente.
Se entregarem a opção de manter o seu time favorito (e os adversários tradicionais), manter a lista de jogadores atualizadas e maior liberdade para realizar ajustes & configurações, já me darei por satisfeito! &;-D