Há tempos, sonho com o lançamento de processadores x86 dotados de uma arquitetura híbrida, a qual combina núcleos de diferentes designs (ao invés de homogêneos) dedicados para executarem sistemas e aplicações, de acordo com as necessidades destas: maior potência, melhor consumo, funções específicas, otimizações pontuais, etc. Algumas iniciativas até chegam perto disso, como a ARM big.LITTLE e a nVidia Tegra, mas ainda deixam a desejar em alguns aspectos…
“Today, Intel launched Intel® Core™ processors with Intel® Hybrid Technology, code-named “Lakefield.” Leveraging Intel’s Foveros 3D packaging technology and featuring a hybrid CPU architecture for power and performance scalability, Lakefield processors are the smallest to deliver Intel Core performance and full Windows compatibility across productivity and content creation experiences for ultra-light and innovative form factors.” — by Intel.
Enfim, a Intel deu o seu primeiro passo e lançou a arquitetura Lakefield, na qual combina uma CPU Sunny Cove (que oferece maior poder de processamento e será dedicado a aplicações pesadas) em conjunto com 4 núcleos Tremont (que oferecem maior consumo de energia e serão dedicados a execução de serviços em segundo plano). O SoC se baseia na tecnologia Forevos 3D, a qual consiste em 3 camadas de silício no formato de 12x12x1mm, entregando um chip com dimensões minimalistas. Uma pena que a sua unidade gráfica ainda é baseada na Gen11, mas ainda assim o SoC em questão é uma peça de hardware bastante interessante (especialmente para rodar uma distribuição Linux otimizada).
Só espero que lancem nettops com esta arquitetura… &;-D