Lançado o LibreOffice 25.8! E apesar da suíte adotar um controle…

… de versões mais “gradual” (na qual as mudanças são feitas de forma regular), ainda assim não há como ficar ansioso pelas novidades que as novas versões irão trazer! Mesmo tendo feito o uso mais frequente das soluções online oferecidas pelo Google Workstation, ainda assim não deixo de acompanhar a evolução do LibreOffice, pois como já havia dito em outros momentos, esta suíte possui uma importância especial para mim: foi graças a ela, que definitivamente adotei o GNU/Linux como sistema operacional padrão em meus desktops…

“Berlin, 20 August 2025 – The Document Foundation announces the release of LibreOffice 25.8. This latest version of the market-leading free open source office suite maintains its focus on digital sovereignty and privacy protection. It offers individuals, organisations, and governments total control over their data and the most comprehensive productivity tools. In a global context of growing concern about data privacy, cloud lock-in, and surveillance capitalism, LibreOffice 25.8 provides concrete solutions.”

LibreOffice blog.

O LibreOffice 25.8 foi lançado com o objetivo de oferecer uma suíte de escritório mais rápida, inteligente e confiável, mantendo seu foco principal na privacidade e soberania digital. A nova versão não coleta dados pessoais, métricas de uso ou informações de diagnóstico, garantindo controle total sobre os dados do usuário. Todas as funcionalidades são executadas localmente, sem a necessidade de conexão com a internet ou a nuvem. Ele também se integra com soluções de nuvem auto-hospedadas, como o Nextcloud, para facilitar a colaboração segura entre equipes.

Esta atualização traz melhorias significativas de desempenho e na interface do usuário. O LibreOffice 25.8 é notavelmente mais rápido, com tempos de inicialização e rolagem aprimorados, e a abertura de arquivos no Writer e Calc é até 30% mais veloz em comparação com a versão anterior. A suíte agora gerencia a memória de forma mais eficiente, o que resulta em uma operação mais suave, especialmente em ambientes de desktop virtual. A interoperabilidade com arquivos do Microsoft Office (DOCX, XLSX e PPTX) também foi aprimorada, reduzindo (ainda mais) os problemas de formatação ao trabalhar com documentos criados em outras plataformas.

Entre as novidades mais importantes, o Calc ganhou novas funções (CHOOSECOLS, CHOOSEROWS e TEXTSPLIT), ampliando as possibilidades de manipulação de dados. A suíte agora permite exportar documentos para o formato PDF 2.0 e apresenta novos serviços da biblioteca ScriptForge. Em termos de compatibilidade, a versão 25.8 não poderá mais ser executada em sistemas operacionais antigos, como o Windows 7, 8/8.1 ou em versões de 32 bits, além de marcar o último lançamento com suporte para macOS 10.15. O LibreOffice continua sendo uma alternativa gratuita e completa para indivíduos, escolas, empresas e instituições públicas.

Para maiores informações, não deixem de consultar as notas de lançamento… &;-D