O gerenciador de janelas Windows se notabilizou lá pelos anos 80, como uma importante ferramenta para a utilização do PC desktop. Na época, interagir com uma interface gráfica era muito mais fácil, dinâmica e agradável, se comparado a linha de comando oferecida pelo bom e velho MS-DOS. E por um bom tempo, os novos usuários poderiam usufruir dos benefícios oferecidos pelo PC desktop, sem se preocuparem com a interação com a linha de comando…
“We are incredibly proud to announce the release of Windows Terminal 1.0! Windows Terminal has come a long way since its announcement at Microsoft Build 2019. You can download Windows Terminal from the Microsoft Store or from the GitHub releases page. Windows Terminal will have monthly updates, starting in July 2020.” — by Microsoft Developers Blog.
Com este lançamento, o objetivo da Microsoft é integrar em uma única ferramenta, o suporte a linha de comandos clássica, ao PowerShell e ao terminal do subsistema Linux integrado ao Windows. Assim, poderemos realizar a administração dos serviços de ambos os sistemas através de um único terminal. E o mais incrível de tudo, é que a ferramenta é de código aberto (mas não sei dizer se é licenciado pela GNU GPL)! Aos poucos, o sistema da Microsoft vai assumindo funcionalidades e características encontradas apenas em sistemas GNU/Linux. Então pergunto: em um futuro não muito distante, saberemos “diferenciar” o Windows do Linux?
Só dando CTRL+ALT+DEL para saber… &;-D