… “Borderlands 4” é bastante exigente em termos de requisitos de hardwares! Sim, esta afirmação parece contraditória, já que os novos jogos eletrônicos tendem a exigir mais dos equipamentos em uso (especialmente os mais antigos), pois eles são baseados em tecnologias mais modernas, destacando-se as engines gráficas de última geração (como é o caso da Unreal Engine). Mesmo assim, este não deveria ser o caso dos jogos dotados de gráficos cartunescos (que utilizam texturas mais leves e são menos exigentes), como é o caso da própria série “Borderlands”…
“Borderlands 4 finally launched yesterday, but as good as the game looks, it is also extremely demanding. Even early PC tests showed that an RTX 4080 struggled to keep stable frame rates without Frame Generation, and that tells you a lot. If a powerful desktop GPU can’t handle it perfectly, weaker hardware is going to suffer even more. And yes, that includes the Steam Deck. Players hoped that, at least with settings turned down, the game could be playable (while stretching the definition of playable). Sadly, early testing has shown that Borderlands 4 is just not a good fit for Valve’s handheld at all.”
— by PC Guide.
A publicação original da PC Guide analisa a razão pela qual “Borderlands 4” é considerado demasiado exigente para o Steam Deck. Ela argumenta que o jogo lançado recente, é “extremamente exigente” a ponto de até uma GPU de desktop potente como a RTX 4080 ter dificuldades em manter taxas de fotogramas estáveis, sem o suporte das tecnologia designadas para a geração de quadros extras. Os testes iniciais realizados pela SteamDeckHQ revelaram um desempenho fraco do console portátil, pois apesar de atingir algo em torno de 22 FPS, tende a cair frequentemente para 8-9 FPS, afetando bastante a jogabilidade do título.
As limitações de hardware do portátil impedem uma experiência de jogo suave, o que levanta a questão de como os jogadores podem desfrutar de um título tão exigente neste dispositivo portátil (além de ser relativamente “antigo”). Para contornar as exigências de hardware de “Borderlands 4” e proporcionar uma experiência de jogo mais fluida, recomenda-se o uso do serviço de jogos em nuvem GeForce Now da Nvidia. O GeForce Now já funcionava bem com o Steam Deck, mas agora possui um aplicativo nativo que facilita ainda mais o acesso.
Ao utilizar este serviço, os jogadores podem transmitir o jogo com alto desempenho, alcançando até 90 FPS no Steam Deck OLED e 120 FPS no Legion Go S. Em última análise, o uso do GeForce Now elimina a necessidade do hardware do Steam Deck lidar diretamente com as altas exigências gráficas e de processamento do jogo, por rodar “na nuvem”. Isso garante uma experiência de jogo bem mais suave, sem travamentos ou quedas de FPS. O serviço foi recentemente aprimorado, com a inclusão da RTX 5080, oferecendo ainda mais poder e acesso a recursos exclusivos.
Pelo visto, já está na hora da Valve lançar um substituto para o Steam Deck… &;-D