Eis, os dois softwares mais importantes para mim: o Firefox (navegador WEB) e o LibreOffice (suíte de escritório)! Ambos foram fundamentais em minha migração para o Software Livre, por prover todos os recursos essenciais para um bom ambiente desktop (e já havia dito isto em outras oportunidades): a navegação para a Internet e a edição de documentos de escritório. Vi ambos os softwares nascerem e por isto, tenho um carinho muito especial por eles…
“LibreOffice 7.5 is a big update to this open-source office suite that now has improved dark and high contrast themes, support for more gestures when using touchpads for input, the PDF exporting filter is more robust and additional features added, LibreOffice Writer is enjoying bookmark improvements, LibreOffice Impress now supports cropped video for media shapes, a new set of default table types for Impress and Draw, a new icon set, and more.”
— by Phoronix.
No caso do LibreOffice, ele se torna ainda mais importante, por não haver softwares alternativos do mesmo nível para sistemas GNU/Linux (embora algumas opções “nas nuvens” possam dar conta do recado). Por isto, toda e qualquer notícia que aparece sobre esta incrível suíte de escritório, já ganha a minha atenção e em se tratando do lançamento de uma nova versão, não dá para deixar de lado. Ontem, foi lançado o LibreOffice 7.5 e com ele, um monte de novidades!
Em destaque, uma série de melhorias relacionadas a sua interface, como a disponibilidade de novos ícones mais coloridos e vibrantes e os ajustes para a utilização de temas escuros e de alto contraste. Além disso, a exportação para PDFs também foi aprimorada (além de ganhar novas opções e recursos) e o suporte para vídeos recortados para formas de multimídia. Por fim, o suporte para fontes também receberam um tratamento especial, com a incorporação delas no macOS e caixa de diálogo “Recursos de fontes” com novas opções disponíveis.
As aplicações em geral também receberam diversas melhorias tanto funcionais como cosméticas, tornando-as mais ricas em recursos e funcionalidades do que antes! Se elas se tornarão comparáveis a suíte de escritório Microsoft Office (queiram ou não, é a melhor disponível no mercado), não sei dizer. Mas tenho quase certeza de que a diferença técnica entre as duas certamente se reduzirá, com este novo lançamento! Fora as correções de falhas e vulnerabilidades…
O que estão esperando? Baixem o LibreOffice e experimentem! Senão… &;-D