Lançado há pouco mais de 3 meses, o LibreOffice 7.5 trouxe (como de praxe) uma série de novidades interessantes, destacando-se as melhorias visuais como a disponibilidade de novos ícones mais coloridos e vibrantes, além dos ajustes para a utilização de temas escuros e de alto contraste. Apesar delas serem bastante apreciadas, confesso que o meu interesse está mesmo é nos avanços que tornam suíte mais funcional e sofisticada. Por isto, a futura edição do LibreOffice certamente será uma das mais aguardadas…
“LibreOffice 7.6 is currently under development. The Document Foundation released the first Alpha (alpha1) on May 17, 2023. However, it is now unstable, and many bug fixes are ongoing. Feature-wise, as usual, many changes have arrived in Calc and Writer. A few minimal updates to Impress and no such update on the Base or Math module. In addition, a good number of compatibility updates to Microsoft Office 365 are also promised in this version.”
— by Debug Point.
Embora ainda esteja em fase de testes (iniciado a partir de 17/mar), muitas melhorias (e aperfeiçoamentos) estão sendo feitas para o Writer (editor de textos) e o Calc (planilhas eletrônicas). O editor de textos irá contar com um novo assistente para a adição de números nas páginas, tornando o processo mais fácil e agradável (em cabeçalhos e rodapés). Enquanto isso, a planilha eletrônica terá ajustes pontuais na sua usabilidade, com destaque para a exclusão de planilhas vazias sem a necessidade de confirmação (afinal, ela não tem informações relevante).
Já o Impress (editor de slides) e o Draw (gráficos vetoriais) terão poucas novidades e (pasmem) praticamente nenhuma mudança será feita para os demais componentes da base da suíte, como o Base (banco de dados) e o Math (fórmulas matemáticas). Ambas as aplicações (Impress e Draw) terão melhores representações visuais dos seus objetos, com destaque para as quebras suaves que a partir de agora, serão exibidas como quebras de linha no Fontwork e assim, uma aparência mais clara e legível. Por se tratar de um software que ainda se encontra em estágio alpha, certamente teremos mais melhorias a caminho.
Por fim, a interface gráfica, os componentes do núcleo da suíte e as macros, serão contempladas com diversas melhorias como a adição do suporte para gestos de zoom, a atualização da exportação para o formato PDF 1.7, o aprimoramento da lista de seleção “Documentos recentes” para exibir os cinco itens específicos do módulo mais recentes na parte superior e o suporte para a função “ExportAsFixedFormat VBA”, permitindo a funcionalidade “Exportar como PDF” nas macros VBA. Por se tratar de um software mais atual, o requisito mínimo de sistema para rodá-lo no macOS será a partir da versão 10.15.
Para maiores informações, não deixem de conferir as notas de lançamento… &;-D