Uma distribuição Linux (assim como qualquer outro software), por mais confiável que seja, ainda assim não é um sistema totalmente livre de falhas. Dependendo do uso em questão, a estabilidade se torna um aspecto bem mais importante do que a inovação e não raro, versões antigas (e bem testadas) dos softwares utilizados acabam sendo preferidas no lugar nas mais recentes. Por isso, os desenvolvedores lançam determinadas versões de softwares dotadas de muitas correções e poucas mudanças. Estas em geral, são chamados de LTS (Long Term Support)…
“Linus Torvalds has released Linux 5.10 rc1, which is the new LTS release after 5.4. Although the update does not bring any major changes, it does bring many minor ones like driver updates, support for processors, and improvements in network and storage performance. More changes are expected until the final release in December.” — by Fossbyte.
Este é o caso do kernel Linux 5.10, que atualmente foi lançada em sua primeira versão candidata a lançamento (RC1) e que está sendo preparada especificamente para se tornar a próxima versão LTS. E estes kernels acabam ganhando uma importância especial, por se tratar de uma peça de software muito utilizada em sistemas que prezam pela robustez. Não raro, muitos das melhorias feitas nas versões posteriores, são trazidas para esta versão do kernel (backports), tal como acontece com o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Para a surpresa do próprio Linus Torvalds, “o lançamento foi maior do que o esperado. Não tenho certeza se esta é apenas uma tendência geral de aumento (parecemos estagnar por um tempo lá), ou apenas um acaso, ou talvez devido a 5,9 se arrastando por uma semana extra. Veremos, eu acho. Dito isso, as coisas parecem ter corrido razoavelmente bem”. Será que teremos mais surpresas até o lançamento final da versão estável? Para finalizar, este kernel será lançado em dezembro e terá o suporte garantido para até 2026!
Se porventura uma bomba atômica cair, dizimar a população e depois a algumas décadas, o sistemas computadorizados (inexplicavelmente) ainda estiverem funcionando, já sabemos qual será a versão do kernel… &;-D