A Linux Foundation não se limita a apenas promover o Linux e o Software Livre: ela é também responsável por patrocinar outros projetos interessantes, como o CHIPS Alliance, Automotive Grade Linux, o 3MF Consortium, a Civil Infrastructure Platform e o Open vSwitch, com ênfase nestes dois grandes pilares da indústria. Por isso, veremos a filosofia do Código Aberto não só limitada ao desenvolvimento de softwares, mas também nas tecnologias e produtos que fazem parte do nosso dia-a-dia…
“The Linux Foundation, the nonprofit organization enabling mass innovation through open source, today announced the Open Voice Network, an open source association dedicated to advancing open standards that support the adoption of AI-enabled voice assistance systems. Founding members include Target, Schwarz Gruppe, Wegmans Food Markets, Microsoft, Veritone, and Deutsche Telekom.”
— by The Linux Foundation.
E o mais recente deles é a Open Voice Network, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo, promover o desenvolvimento geral de sistemas com base em assistentes de voz, além do fornecimento de padrões e diretrizes de uso confiáveis, inclusivos e abertos (com base na filosofia do Open Source). Dada as expectativas de que a voz seja uma interface digital primária no futuro, o apoio da Open Voice Network será fundamental neste processo, para garantir a proteção da privacidade e da segurança dos dados do usuário no uso da voz, além de promover esforços para a interoperabilidade entre sistemas de diferentes fabricantes. Dentre as empresas que fazem parte do grupo seleto de fundadores, estão a Target, a Schwarz Gruppe, a Wegmans, a Microsoft, a Veritone e a Deutsche Telekom.
Será que um dia, veremos dois ou mais assistentes mantendo diálogos entre si? Seria muito interessante (ou engraçado) ver a Cortana, a Siri e a Alexa se engalfinhando, para ganhar a atenção dos seus donos (só não contem com a Bia para apartar estas assistentes)! Ou ainda, poderíamos pensar em jogos de FPS nos quais o jogador poderá comandar bots aliados durante uma partida, dando ordens para eles se posicionar em um terreno, para iniciar assaltos e forçar os adversários a tomarem uma ação ou até mesmo pedir socorro quando estiver em apuros. Seja como for, o fato é que a adoção de soluções de assistentes de voz está se tornando algo cada vez mais comum e praticamente todas as grandes empresas já possuem algum produto deste gênero. Até mesmo sistemas que não usam voz (como os chatbots) se baseiam nos mesmos princípios básicos de funcionamento e são facilmente encontrados. Será que viveremos para ver todas estas tecnologias e produtos, convergirem?
Torço para que sim! Desde que não venha nos exterminar… &;-D