De que adianta oferecer uma certificação, se não houver disponível um curso que possibilite estudarmos os tópicos a serem debatidos na especialização em questão? Pois bem: a Linux Foundation não só oferece uma nova certificação de entrada para os iniciantes, como também a possibilidade de realizar um bom treinamento online! Numa navegação casual na página de treinamentos da instituição, descobri por acaso o curso Introduction to Linux (LFS101)…
“This course explores the various tools and techniques commonly used by Linux system administrators and end users to achieve their day-to-day work in a Linux environment. It is designed for experienced computer users who have limited or no previous exposure to Linux, whether they are working in an individual or Enterprise environment. Upon completion of this training you should have a good working knowledge of Linux, from both a graphical and command line perspective, allowing you to easily navigate through any of the major Linux distributions. You will be able to continue your progress as either a user, system administrator or developer using the acquired skill set.” — by The Linux Foundation Training.
Designado para usuários que possuem uma boa experiência no uso de computadores, mas com pouco (ou nenhum) contato com este sistema, o curso de introdução para o Linux abordará tópicos essencias para seu o uso e administração em PCs desktops ou notebooks. Apesar de não contemplar todos os tópicos exigidos pela certificação (ao menos, aparentemente), o treinamento em questão certamente irá entregar uma boa base para aqueles que desejam se aventurar neste incrível universo. E em tempos de Internet das coisas, computação em nuvem e redes definidas por software, dispor das competências e habilidades exigidas para o uso deste sistema será fundamental, para o sucesso dos profissionais que desejarem ingressar neste mercado! Ou, como diria o próprio Torvalds: “apenas por diversão”!
O treinamento em questão será aplicado pela plataforma edX, no formato online e com uma carga horária de 60 horas. Com uma duração prevista para 14 semanas, o curso exigira dos estudantes um esforço no qual consumirá algo em torno de 5 a 7 horas por semana e estará disponível somente para aqueles que dominam a língua inglesa. A data de início está programada para ontem (28/set) e o curso já possui uma base de mais de 500 mil de estudantes inscritos. Porém, para aqueles que porventura desejarem obter um certificado de conclusão de curso, este terá um custo adicional de R$ 1.124,00 (segundo as informações da própria página do treinamento). Então, o que estão esperando?
Aproveitem enquanto há tempo… &;-D