“Linux não é (mais) um câncer!”

Como diz uma velha expressão, “o mundo dá voltas”! Em 2001, Steve Ballmer era o CEO de uma das mais poderosas empresas do setor de TI: a Microsoft. Na época, ele fez uma declaração que ofendeu muitos linuxers e entusiastas do Software Livre (inclusive eu), dizendo que “o Linux é um câncer que se une a qualquer propriedade intelectual quando a toca”…

“Microsoft president Brad Smith now believes the company was wrong about open source. ‘Microsoft was on the wrong side of history when open source exploded at the beginning of the century, and I can say that about me personally,’ said Smith in a recent MIT event. Smith has been at Microsoft for more than 25 years and was one of the company’s senior lawyers during its battles with open-source software.” — by The Verge.

O mais incrível é sabe que atualmente, a Microsoft é uma das empresas que mais colabora com o Software Livre, participando ativamente do desenvolvimento de diversos projetos de código aberto (obviamente, nos quais ela é diretamente beneficiada). Em destaque, a integração do kernel Linux “dentro” do próprio Windows, o suporte a VMs com distribuições Linux pré-instaladas, o lançamento do navegador WEB Edge baseado no código-fonte do Chromium e até mesmo a criação do Azure Sphere, uma distribuição Linux focada em IoT! E claro, ela é membro da categoria Platinum da Linux Foundation.

Ainda assim, continuo “com o pé atrás”… &;-D