… o seu reinado por muitos anos! A empresa decidiu realizar a integração de novas ferramentas para o seu portfólio de serviços, centralizados na sua plataforma de webconferência: o Zoom Mail e o Calendar Clients! Juntamente com os serviços Meetings, Phone, Whiteboard, and Team Chat, agora teremos um bom leque de recursos e funcionalidades, os quais certamente irão promover a produtividade dos seus usuários sob diversos aspectos…
“When Slack was founded nearly 10 years ago, it quickly gained the reputation as an aspiring ’email killer.’ It’s worth noting, however, that none other than Slack co-founder Stewart Butterfield described email in 2015 as ‘the cockroach of the Internet.’ As in, you can’t kill it. And he was right. The most recent evidence of email’s durability is Zoom’s announcement this week of an email and calendaring component to its platform…”
— by No Jitter.
O que torna esta iniciativa particularmente interessante sob o ponto de vista de Eric Krapf (editor do portal No Jitter), está na utilização do clássico serviço de e-mail como repositório central de informações, pois apesar da existência de novos serviços que se julgam “mais modernos” e que “juram de pés juntos” que podem substituí-lo, na prática o e-mail não só sobreviveu a todas as tentativas de derrubá-lo, como também se tornou uma ferramenta indispensável dentro do contexto corporativo.
No entanto, ele também reconhece que as novas ferramentas também influenciaram a maneira de como as pessoas utilizam o e-mail, citando o Slack e seus decendentes quanto a eficiência para a troca de informações curtas e “instantâneas” (no contexto da garantia do retorno imediato)! Por fim, o e-mail também promoveu mudanças em relação a forma de trabalhar, já que os usuários estruturaram as suas vidas em torno do sistema de entrega que ele fornece. E em pensar que isto tudo começou, como um simples sistema para o envio de mensagens!
Uma pena que o autor em questão se esqueceu de mencionar um simples detalhe: a interoperabilidade entre diferentes aplicações e serviços, graças ao uso de protocolos abertos e livres (apesar de citá-lo como “ferramenta interoperável de menor denominador comum”)! Dada a importância do e-mail, também acredito que tais protocolos e serviços deveriam receber uma atenção especial não só em relação ao seu desenvolvimento, como também em relação ao atendimento aos requisitos voltados para a segurança. Os SPAMs ainda existem aos montes!
Uma pena que o SMS não seguiu o mesmo caminho… &;-D