Mais inteligente do que nunca: OpenAI introduz o novo modelo GPT-4.5!

O ChatGPT se consolidou no mercado, como a mais poderosa ferramenta de chatbot baseada em Inteligência Artificial generativa. Através do seu prompt, podemos estabelecer interações bem produtivas e quase realistas (beirando a aquelas estabelecidas diretamente entre as pessoas). Isto, se dá, em vista do seu modelo de linguagem de larga escala (LLM) ter sido treinado para compreender os textos e as palavras produzidas por humanos e assim, se tornou capaz de processar a linguagem natural. E nem é preciso dizer que eles estão em constante evolução

“We’re releasing a research preview of GPT‑4.5 – our largest and best model for chat yet. GPT‑4.5 is a step forward in scaling up pre-training and post-training. By scaling unsupervised learning, GPT‑4.5 improves its ability to recognize patterns, draw connections, and generate creative insights without reasoning. Early testing shows that interacting with GPT‑4.5 feels more natural. Its broader knowledge base, improved ability to follow user intent, and greater “EQ” make it useful for tasks like improving writing, programming, and solving practical problems. We also expect it to hallucinate less.”

— by OpenAI.

Em suma: eles se tornarão mais inteligentes e ao mesmo tempo, menos doidos (as “alucinações” são uma ocorrência bastante comum entre os chatbots, devido a sua imprecisa capacidade de lidar com as informações processadas)! No caso do ChatGPT, que faz o uso do modelo “Generative Pre-trained Transformer” (GPT), veremos esta ferramenta se interagir de forma mais natural, graças ao lançamento do GPT-4.5! Assim, ele terá uma base de conhecimento mais ampla, capacidade aprimorada de seguir a intenção do usuário e maior coeficiente emocional (“EQ”), aperfeiçoando tarefas como a escrita melhorada, a capacidade de programação e a resolução de problemas práticos. Inclusive, com menos “loucuras e insanidades”!

Por ora, a empresa irá compartilhar uma prévia de pesquisa do GPT-4.5, para que possamos entender melhor seus pontos fortes e limitações, além de possibilitar a exploração do que ele é capaz de fazer. A OpenAI declara também que “à medida que escalamos nossos modelos e eles resolvem problemas mais complexos, torna-se cada vez mais importante ensiná-los uma maior compreensão das necessidades e intenções humanas”. Para o GPT-4.5 (e consequentemente, para o ChatGPT), eles desenvolveram novas técnicas escaláveis ​​que permitem treinar modelos maiores e mais poderosos, mesmo baseado com os dados derivados de modelos menores.

Por se tratar de um modelo de larga escala e consequentemente, exigir bem mais recursos computacionais para rodá-lo, além de maiores investimentos para o seu desenvolvimento & treinamento, inicialmente o GPT-4.5 estará disponível apenas para os usuários avançados e desenvolvedores. Por ora, o GPT-4o continuará sendo mantido e usado para propósitos gerais, além de sua API continuar disponível a médio e longo prazo. Voltando ao GPT-4.5, as atenções irão se voltar para os seus pontos fortes, capacidades e aplicações potenciais em cenários do mundo real.

Até lá, continuaremos nos divertindo com o atual modelo do ChatGPT… &;-D